21 Set 2020
Semana do Clima: nosso compromisso com o combate à crise climática
por Sri Shivananda, CTO do PayPal
Sri Shivananda, CTO do PayPal
Sri Shivananda, CTO do PayPal
Enquanto os líderes empresariais globais trabalham para uma economia neutra em carbono, é importante fazer uso dos avanços tecnológicos atuais para ajudar a fazer diferença de forma imediata. Um exemplo é a eficiência de uma rede global de pagamentos em um cenário de emergência

As consequências das mudanças climáticas globais não são um problema distante, mas reais e claramente visíveis hoje. Incêndios violentos estão mais uma vez devastando florestas em todo o oeste dos Estados Unidos, com a fumaça se espalhando para o leste em todo o continente, diminuindo a qualidade do ar e prejudicando a saúde de milhões de pessoas. No mês passado, as monções causaram estragos na Índia, porque a chuva prevista para um ano inteiro caiu em apenas um mês. A história mostra que são as comunidades mais pobres e desfavorecidas do mundo que sofrem o impacto do golpe financeiro que, muitas vezes, acompanha esses eventos climáticos.

Quando se trata da saúde de nosso meio ambiente, todos compartilhamos a responsabilidade de fazer a coisa certa. Hoje, tenho o prazer de compartilhar que o PayPal levou nossos compromissos com as mudanças climáticas um passo adiante ao se associar ao projeto Business Ambition for 1.5°C, comprometendo-se a alinhar nossa meta baseada na ciência com o imperativo climático de garantir que o aumento da temperatura global não exceda 1,5 grau Celsius.

A melhor ciência climática disponível nos diz que limitar o aumento da temperatura a não mais do que 1,5°C acima dos níveis pré-industriais é nossa melhor esperança, como planeta, para evitar consequências catastróficas e irreparáveis ao clima. Essa promessa e nossa meta de atingir 100% de energia renovável em nossos data centers globais representam etapas significativas para que o PayPal lidere as ações globais em prol de um futuro climático estável.

No PayPal, alcançar a estabilidade climática é item vital para que possamos cumprir nossa missão de criar uma economia inclusiva, na qual cada pessoa tenha oportunidade de viver uma vida significativa. De acordo com o Banco Mundial, o fracasso em descarbonizar a economia global pode empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema até 2030 – além disso, mais de 1 milhão de pessoas morrem, todos os anos, vítimas de desastres relacionados ao clima.

Nossa promessa é um passo importante, mas ainda há muito a ser feito. Em maio, os cientistas registraram a maior concentração de dióxido de carbono em nossa atmosfera na história da Humanidade. É fundamental que as empresas continuem investindo na transição para uma economia que respeite e proteja o clima.

Recentemente, o PayPal se juntou ao Grupo Consultivo do World Resources Institute (WRI), que reúne grandes empresas globais na vanguarda de práticas comerciais avançadas que reduzem os riscos ambientais e apoiam o crescimento sustentável. Juntamente com o WRI e outros líderes do setor público, privado e sem fins lucrativos, estamos ansiosos para avançar em nosso objetivo comum de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a saúde de nosso ecossistema global, para benefício de todos. O PayPal está focado em garantir que a transição global para uma economia neutra em carbono leve a uma maior igualdade econômica e capacite aqueles que são mais vulneráveis às mudanças climáticas.

Enquanto os líderes empresariais globais trabalham para uma economia neutra em carbono, é importante fazer uso dos avanços tecnológicos atuais para ajudar a fazer diferença de forma imediata. Um exemplo é a eficiência de uma rede global de pagamentos em um cenário de emergência.

No início deste ano, o PayPal e seus parceiros levantaram mais de 100 milhões de dólares australianos para apoiar instituições de caridade locais que responderam aos incêndios florestais na Austrália. O uso de energia solar é outro exemplo. Ela é um recurso limpo amplamente disponível, e empresas de todos os setores vêm fazendo experiências em seus esforços para inovar, como o PayPal, que realizou investimentos significativos em energia solar. Nossos esforços resultaram em uma redução de 10% nas emissões totais de gases de efeito estufa no ano passado, impulsionada, principalmente, pelo crescimento no uso de energia solar e outras fontes de energia renováveis em nossos data centers.

Conforme os funcionários do PayPal em todo o mundo abraçam a Semana do Clima e tomam medidas para um estilo de vida mais ambientalmente sustentável, lembro-me de que a menor de nossas ações individuais pode ter um impacto crítico na aceleração de soluções coletivas para os problemas mais desafiadores do mundo.

Media Room