Últimas notícias

Como trabalhar de maneira mais inteligente em tempos de Covid-19
por Lucas Medola, CFO do PayPal Latam
Lucas Medola, CFO do PayPal Latam
Lucas Medola, CFO do PayPal Latam

Em tempos de novas tecnologias e digitalização acelerada, muitos métodos tradicionais de gerenciamento de tempo não funcionam mais. Se somarmos a isso o fato de que muitos estão trabalhando em casa (por causa da pandemia), nos encontraremos em uma situação nova e diferente que precisa de muita adaptação.

Além disso, a linha tênue entre trabalho e vida privada é quase imperceptível. Mas vamos olhar para o lado bom, além da Covid. O trabalho móvel pode tornar mais fácil passarmos mais tempo com a família, economizar horas no trânsito e, portanto, nos ajudar a ficar mais felizes e saudáveis.

No meu caso, busco sempre maximizar o tempo e cumprir o trabalho da forma mais eficaz possível. Por isso, hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram muito a trabalhar de forma mais inteligente nestes tempos, melhorando a produtividade e tornando meus dias mais agradáveis.

 

Identifique as prioridades

Antes de iniciar qualquer projeto ou tarefa, você deve primeiro ser muito claro sobre todas as coisas que deve fazer. Isso permite planejar de forma mais estratégica, já que terá decidido, com antecedência, cada atividade para aproveitar ao máximo o tempo. Pense e anote quais tarefas são urgentes, quais são mais importantes do que outras e, aproximadamente, quanto tempo você levará para concluí-las. Ter tudo priorizado e escrito fará com que você saiba como se concentrar e lhe dará um senso maior de organização.

 

Exercite sua concentração

Quando algo nos incomoda ou não estamos nos sentindo bem emocionalmente, é porque nosso cérebro está constantemente tentando encontrar uma solução. Infelizmente, essa preocupação torna difícil nossa concentração. Por isso, é necessário – e hoje mais do que nunca, com todas as preocupações que enfrentamos – exercitar essa concentração. Devemos ter em mente que o cérebro também fica cansado quando está sobrecarregado, então é importante entender que fazer muitas atividades em um curto espaço de tempo leva ao cansaço mental.

 

Concentre-se no mais difícil

A melhor maneira de lidar com um desafio é enfrentá-lo. A mesma coisa acontece no trabalho. Isso significa que uma boa estratégia é se dedicar às tarefas mais complicadas logo no início do dia. Seja qual for a atividade, concentre-se em concluí-la nas primeiras horas. A sensação de ter feito algo difícil vai fazer você se sentir bem e motivado o dia todo. Lembre-se: tarefa difícil postergada acaba se tornando ainda mais complicada, até porque você já estará cansado e com menos energia física e mental no momento de encará-la.

 

Faça reuniões mais curtas e eficazes

Não há nada mais enfadonho e cansativo do que uma longa reunião. Hoje, mais do que nunca, as reuniões, que também são virtuais, podem ser muito exaustivas. Manter a atenção por meio de um computador não é fácil – e se torna ainda mais difícil com todas as distrações da sua casa. As reuniões devem ser curtas e eficazes. Devem ter moderador, respeitar uma agenda muito bem determinada e começar e terminar no horário estabelecido.

 

Crie um ambiente de trabalho agradável

Nem todos nós temos em casa espaço suficiente para um escritório. Porém, sempre é possível criar um ambiente adequado, começando por ter uma mesa organizada, com tudo o que é necessário para trabalhar. Se você tiver um espaço desordenado, também terá uma sensação de desorganização, o que não é nada motivador. Encontre um espaço que te dê tranquilidade, com luz e temperatura adequadas, e transforme-o em seu novo "local de trabalho". Você verá que, aos poucos, vai se acostumar e se sentir muito confortável em sua nova rotina.

 

Torne a tecnologia e o smartphone seus melhores aliados

Hoje existem muitos aplicativos e ferramentas que podem nos ajudar a nos organizar melhor e otimizar nosso trabalho e tempo. Devemos usá-los para tornar nossa vida mais prazerosa. Por outro lado, no nível pessoal, também podemos tornar nossa vida mais fácil. Por exemplo, os pagamentos digitais facilitam a compra de todos os tipos de itens de casa, economizando tempo. E o smartphone é fundamental, uma vez que nos permite realizar serviços bancários essenciais e nos manter conectados com as pessoas.

 

E o mais importante: descanse

Fazer pausas regulares é muito importante para se manter produtivo no trabalho. Na verdade, as pausas podem aumentar seus níveis de produtividade em até 30%. Não devemos nos sentir mal por levantar, caminhar, fazer alongamentos, conversar ou mesmo meditar por alguns minutos. Isso faz parte de um estilo de vida saudável e certamente melhorará nosso desempenho, eficácia e atitude em relação ao trabalho.

A gestão do nosso tempo faz parte da grande mudança que estamos tendo de viver em função da pandemia. Para muitos, a vida no escritório é coisa do passado e pode nunca mais voltar a ser como era antes. Vai demorar um pouco para nos adaptarmos totalmente a esse novo formato, mas, como tudo na vida, se agirmos de forma inteligente, positiva e organizada, veremos resultados muito em breve, além de experimentar mais motivação e bem-estar.

Um de nossos objetivos deve ser manter a continuidade dos negócios, bem como nosso bom desempenho. Vamos compartilhar essas recomendações, assim como as melhores práticas, com nossas equipes e permanecer positivos e entusiasmados com essa mudança.

A melhor maneira de lidar com um desafio é enfrentá-lo. A mesma coisa acontece no trabalho. Isso significa que uma boa estratégia é se dedicar às tarefas mais complicadas logo no início do dia
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se