Últimas notícias

Plataformas digitais de pagamento, as grandes estrelas deste fim de ano
por Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil
Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil
Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil

As festas de fim de ano estão no horizonte e, em um ano tão peculiar como 2020, todos nos perguntamos o que podemos esperar destes últimos dias. A verdade é que o medo da Covid-19 ainda nos afasta das lojas e a expectativa é que as compras físicas sejam bastante reduzidas neste período. Os consumidores colocarão sua segurança como prioridade e buscarão experiências convenientes e personalizadas em um ambiente de pagamentos digitais. Com isso em mente, escrevo este artigo para discutir algumas das tendências desta estação de compras e, assim, ajudar as empresas a entender melhor as expectativas dos compradores em tempos de pandemia.

 

Facilidade acima de tudo

A comodidade será uma prioridade para os consumidores, que querem fazer compras rapidamente e com o mínimo esforço possível. Ou seja, seu objetivo é apenas clicar em um botão. Em resposta, as plataformas de pagamento mais rápidas e seguras irão sobressair. O cliente deseja eliminar a necessidade de inserir detalhes do cartão e outros dados. Quanto mais fácil for a compra, maior será a probabilidade de o comprador voltar à mesma loja – o que não é pouca coisa quando pensamos na imensa concorrência do varejo.

 

Segurança em todos os níveis

Em tempos de tanto estresse quanto estes que vivemos, é normal que todos busquemos mais segurança. Os compradores de hoje já estão bem informados e cientes de que a fraude digital está na ordem do dia. Por isso, precisam se sentir confortáveis quanto à segurança de suas compras e de  que seus dados estão protegidos. É responsabilidade das lojas online fornecer a seus clientes uma experiência de pagamento confiável. Atualmente, quem compra está em busca de duas coisas: saúde e segurança.

 

As carteiras móveis estarão na moda – como nunca antes

Carteiras eletrônicas, como o PayPal, são uma versão virtual das carteiras físicas – que você pode acessar diretamente no seu smartphone. Com a ajuda de uma e-wallet, o consumidor pode enviar dinheiro para outros usuários, receber dinheiro e manter seus saldo protegido. Ele também pode pagar contas de serviços públicos, comprar ingressos, ganhar prêmios e muito mais. Por causa da pandemia, as carteiras eletrônicas móveis ganharam mais presença do que nunca e vieram para ficar, pois oferecem uma imensa gama de serviços financeiros sem a necessidade de contato com o dinheiro, que é o que todos evitamos neste momento.

 

Inovação e uso de tecnologias emergentes

A pandemia trouxe consigo muitas mudanças, incluindo novas ideias, novos modelos de negócios e transformações digitais impulsionadas pela necessidade de adaptação a um “novo normal”. Por exemplo, assistimos a um aumento no uso de tecnologias emergentes por parte de empresas que desejam se manter atualizadas. A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (machine learning) estão se tornando excelentes ferramentas para os comerciantes, pois permitem oferecer melhores experiências de compras (desde o pedido), atendimento automatizado e personalizado, processos de pagamento cada vez mais rápidos, maior eficiência logística etc.

 

Uma geração que carrega tecnologia no DNA

Entre 1999 e 2012 nasceu a chamada Geração Z. Hoje, essa turma tem entre 8 e 20 anos e sabe mais sobre tecnologia do que ninguém. Trata-se de uma geração que, muito em breve, será ainda maior do que os Millennials (que nasceram entre 1980 e 2099). E isso significa que a maioria da população mundial será mais dependente de tecnologias e serviços automatizados, rápidos e eficientes. Como resultado, a demanda por sistemas de pagamentos digitais terá um rápido crescimento nos próximos anos – aliás, os números do PayPal neste ano de pandemia apontam para isso. Basta olhar para as crianças de hoje, totalmente automatizadas, usando tablets como se tivessem nascido com esse conhecimento prévio. A Geração Z já não entende os métodos de antes, porque simplesmente carrega a tecnologia no sangue e exigirá cada vez mais inovação. Por outro lado, também vai liderar as próximas grandes descobertas tecnológicas. Para esses jovens, pagamentos digitais não são uma novidade, mas apenas questão de bom senso.

 

Integração de identidade digital

Voltando à questão da segurança, é importante mencionar que também assistiremos a uma evolução sem precedentes das soluções avançadas de identidade digital – em todas as indústrias. Porque elas ajudam a reduzir os riscos cibernéticos, especialmente aqueles relacionados ao setor de pagamentos eletrônicos. Como estamos vendo, a digitalização está levando a um número crescente de ataques cibernéticos; por isso, a identificação online, a autorização do cliente e a autenticação são de vital importância para garantir a segurança dos métodos de pagamento online.

Durante a pandemia, a demanda por métodos de pagamento eficazes e confiáveis ​​só cresceu (assim como a presença das empresas no mundo online) e eles hoje são uma exigência para qualquer companhia que queira continuar ganhando mercados. Nosso objetivo na indústria é que o e-commerce, alimentado em todo o mundo por métodos de pagamento locais ou internacionais, continue a ser uma força poderosa e integradora entre as pessoas e os produtos e serviços que tornam suas vidas mais fáceis e convenientes.

É fundamental que tanto os pequenos e médios empresários quanto os tomadores de decisão das grandes corporações entendam a importância de oferecer uma excelente experiência de compra a seus clientes. As empresas que tiverem sucesso nessa premissa serão aquelas que experimentarão uma época de expansão sem fronteiras e, acima de tudo, terão conquistado a fidelização de sua base em um mundo no qual a competição prevalece e só quem aposta na mudança e na inovação se destaca.

A comodidade será uma prioridade para os consumidores, que querem fazer compras rapidamente e com o mínimo esforço possível. Ou seja, seu objetivo é apenas clicar em um botão
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se