Notícias anteriores do PayPal

10 motivos para você trabalhar em uma startup
É sonho de muitos jovens na faculdade (ou recém-saídos dela) trabalhar em grandes multinacionais. Participar do dia a dia de uma grande empresa, absorver todo o conhecimento que as grandes podem te oferecer, ter a possibilidade de intercâmbio entre os vários países onde ela tem sede, entre vários outros benefícios, sem dúvida, faz brilhar os olhos.
 
Com o passar dos anos, porém, surgiram as startups. Essas empresas chegaram criando novas oportunidades para nós trabalhadores. Não só isso, atrevo-me a dizer que essas empresas mudaram, e muito, a forma como encaramos o dia a dia do trabalho.
 
Uma startup, em linha geral, é uma nova empresa que se forma a partir da união de pessoas em busca do lançamento de algo novo para o mercado. Essas empresas são novatas e costumam viver em um ambiente de incertezas. Esta oscilação, apesar de colocar medo em muitas pessoas, atrai outras, que veem na vontade de encarar desafios e de sair da mesmice fatores importantes no momento de escolha de um novo trabalho.
 
Para você que está considerando escolher uma startup para trabalhar, saiba que, apesar de toda a incerteza que a cerca, existem muitos pontos positivos. Apresento a seguir os 10 principais motivos para você considerar uma startup em seu próximo movimento de carreira:
 
1. Você cresce com a empresa
Startups são empresas recém-chegadas no mercado. Muitas delas vão fechar antes mesmo do primeiro ano, mas outras vão decolar de forma nunca antes vista. Você, como profissional de uma dessas empresas, vai acompanhar este crescimento de perto e aprender muito, evoluindo junto com a empresa. Esse tipo de imersão na marca praticamente não existe em grandes multinacionais e você, profissional de uma startup, terá essa grande oportunidade.
 
2. Sua ideia tem importância
Sabe aquela ideia sensacional que você dá para seu chefe na multinacional e ela é guardada em um armário para sempre? Em uma startup, isso é bem mais difícil de acontecer. Como é uma empresa em formação, ideias são sempre bem-vindas.  E o melhor: podem ser implementadas no mesmo dia.
 
3. Não existem limites para o que você pode fazer
Como comentei anteriormente, sua ideia tem importância e, com isso, não existem limites para o que pode ser feito e realizado por você. Fique à vontade para colocar em prática tudo o que quiser (dentro do que a empresa espera de você, claro). Os desafios diários que surgem enquanto funcionário de uma startup vão, inclusive, colocar toda a sua capacidade em teste. #bebold
 
4. Não existe rotina
Na vida de funcionário de startup não existem rotinas. Cada dia surge com uma surpresa diferente. Enquanto hoje tudo pode estar nos conformes, amanhã o cenário pode ser diferente. Todo dia surge algo diferente para fazer e problemas para resolver, assim, se você não gosta de rotina, certamente uma startup será o ambiente de trabalho perfeito.
 
5. Não precisa ter medo de errar
Como não existem limites para sua criatividade, às vezes as ideias podem sair um pouco fora do planejado. Diferente de uma empresa grande, onde errar pode significar demissão, nas startups o erro faz parte do processo e deve ser encarado como algo que acontece. No fim, você aprende com ele para fazer melhor da próxima vez.
 
6. Você tem acesso a muitas pessoas e ideias
Nada melhor do que entrar em contato com pessoas interessantes e conhecer ideias incríveis, não é? Sendo membro de um startup, você facilmente terá acesso a outras pessoas do meio. A troca entre pares de outras empresas é enriquecedora para seu trabalho e, especialmente, para você, que absorve coisas muito legais. Esse tipo de interação, apesar de aparecer em multinacionais, é mais frequente em startups (especialmente quando falamos de networking com pessoas de outras novas empresas) – fora os vários eventos do ramo que tem por aí...
 
7. O clima é jovem
A grande maioria das startups são fundadas por jovens. Esse tipo de grupo costuma instaurar regras bem mais leves para o dia a dia corporativo como, por exemplo, horário flexível, vestuário leve, espaço pet friendly, entre tantos outros. Este tipo de conduta faz com que o clima da empresa seja leve e descontraído, tornando o dia a dia de trabalho muito mais prazeroso.
 
8. Seu horário é flexível
Em uma startup, geralmente, o seu trabalho é focado em tarefas, não no tempo em que passa na empresa. Esse cenário é bem diferente do que acontece em empresas convencionais, onde muitos funcionários ficam só esperando dar sua hora para bater o ponto e ir embora.
 
9. Você pode até virar sócio!
Em algumas startups, dependendo do seu cargo, no ato da contratação, te oferecem sociedade como parte do pacote de benefícios. Ao longo da sua carreira em uma startup, dependendo do seu comprometimento com a causa, você também pode ser agraciado com um percentual de participação, virando, assim, sócio da empresa!
 
10. Pode ser uma oportunidade para deixar sua marca no mundo
Por fim, imagine poder falar que fez parte do desenvolvimento de uma grande empresa? Uma pequena startup de hoje pode ser uma empresa global amanhã. O grupo de pessoas que começou o Google em 1998 pode se orgulhar de ter feito parte da criação de uma das empresas que revolucionou a forma como lidamos com a internet hoje. Não é incrível?
 
É isso, pessoal, espero que vocês tenham gostado da minha lista dos principais motivos para se juntar a uma startup! Lembre-se: se você quer desafios para sua vida, tem muita vontade de aprender e gosta de grandes responsabilidades no trabalho, uma startup pode ser a solução perfeita para você.

João Guilherme Cruz, Marketing BigData Corp.

Graduando em Administração, desde 2016 integra o time de Marketing da BigData Corp.(www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se