PayPal Sessions: 5 empreendedores compartilham dicas para quem está começando
30 Dez 2021
Elencamos conselhos de quem superou desafios e está conseguindo atrair clientes e crescer em diferentes ramos
Por PayPal Brasil

A jornada de empreender que inclui gerir o próprio negócio pode ser solitária e cheia de dúvidas. Sabemos que as micros e pequenas empresas foram as mais afetadas pela pandemia da Covid-19 –  mais de 1,3 milhão delas tiveram suas atividades encerradas temporária ou definitivamente em 2020, segundo o Sebrae.

Por isso, o PayPal, como parceiro de pagamentos de pequenas e médias empresas, buscou ouvir quem foi bem-sucedido nessa trajetória, superando desafios e mantendo os negócios de pé durante momentos desafiadores. Trata-se da série PayPal Sessions. Esses depoimentos estão disponíveis na íntegra no YouTube e destacamos alguns trechos aqui para impulsionar os seus negócios em 2022.

 

Mariana Betioli, fundadora da Inciclo

A Inciclo é uma empresa voltada para melhorar a relação entre as mulheres, seus ciclos menstruais e o planeta. A marca oferece coletores e calcinhas menstruais totalmente ecológicos e reutilizáveis. A empresa assistiu a uma enorme procura por suas soluções durante a pandemia, com crescimento de 156% em 2020, o que permitiu contratar 50 funcionários e abrir 600 pontos de revenda.

Dica valiosa para quem empreende:

“O cenário pode mudar para melhor ou para pior e, nas duas situações, precisamos estar preparados. Muitos empreendedores têm receio de não conseguir se sustentar, mas a outra questão também é importante: será que estou preparado para um “boom” nas vendas, por exemplo? Foi o que aconteceu com a gente. Vale dizer que, na jornada do empreendedorismo, aparecerão muitos obstáculos e vários desafios que fazem muitos desistirem. O segredo, no meu ponto de vista, é ajustar as expectativas de sucesso, porque o mais provável é que demore mesmo, e ter bem definido o seu propósito”.

Como o PayPal ajuda os negócios:

“O meio de pagamento deve ser algo que a gente nem se lembra que tem, porque isso significa que você está oferecendo um excelente serviço. Usamos o PayPal há bastante tempo e é muito bom poder seguir com as outras atividades da empresa sabendo que todas as transações estão sendo feitas com eficiência e segurança. Além disso, foi fundamental para o negócio poder oferecer flexibilidade de pagamento para as nossas clientes.”

 

Sisnando de Luca, CEO da Ópera Kids

A sustentabilidade social e ambiental é o principal pilar da Ópera Kids, marca de roupas que, desde 2012, desenvolve produtos com matéria-prima 100% nacional para bebês, crianças e adolescentes. A marca surgiu no interior de São Paulo, na cidade de Tietê, mas, hoje, concentra parte importante de suas operações na capital paulista.

Dica valiosa para quem empreende:

“É preciso entender que a digitalização é um meio de promover contatos humanos. Na Ópera, sempre tentamos usar todas as tecnologias possíveis, sobretudo para aproximar as pessoas”.

Como o PayPal ajuda os negócios:

“O grande benefício do PayPal são os links de pagamento que consigo disponibilizar para os meus revendedores. O PayPal ajudou muito o meu negócio, com condições especiais e esticando prazos. Além de se diferenciar das taxas dos bancos tradicionais, o PayPal também deu flexibilidade para o negócio, que é essencial para nossos revendedores em todo o País.”

 

Pedro Roveri, CEO da B2Make

A B2Make é uma empresa focada no desenvolvimento de tecnologia para negócios na internet. Ela é prática, simples de usar e vem ajudando muita gente a entrar no ambiente digital – que vem se tornando, a cada dia, mais importante para as pequenas e médias empresas.

Dica valiosa para quem empreende:

“Simplifique, foque no seu trabalho, tenha muita resiliência e paixão pelo que faz. E não espere grandes retornos financeiros nos primeiros cinco anos, eles virão depois”.

Como o PayPal ajuda os negócios:

“Desde 2016 utilizamos ferramentas de pagamentos digitais, mas uma em particular nos causou transtornos – tivemos de fazer toda a tradução e criar o processo de checkout transparente. E não nos deram nenhum respaldo ou apoio durante esses processos. Tínhamos o PayPal como uma referência no mercado, mas achávamos que estaria muito acima do nosso nível. Fomos surpreendidos quando entramos em contato e nos receberam de braços abertos.”

 

Robinson Steven, CEO da Brigaderia Brigatto

A Brigaderia Brigatto nasceu em 2015 e é especializada em produzir brigadeiros artesanais para casamentos, aniversários, eventos corporativos, entre outras celebrações. A empresa surgiu com o conceito de atendimento totalmente online. Atualmente, a doceria de Campinas (interior de São Paulo) já exporta quitutes 100% nacionais para além-fronteiras.

Dica valiosa para quem empreende:

“Foi importante fazer as coisas da nossa maneira, da nossa forma de pensar e de acreditar no produto, sempre melhorando. Isso fez com que as pessoas percebessem o nosso diferencial. Se fizéssemos brigadeiros como todo mundo faz, talvez nunca tivéssemos aberto uma empresa desse setor. Sei que ninguém vai fazer um brigadeiro como nós fazemos. Por maior que seja o mercado, vale a pena tentar: você é único e coisas boas podem acontecer se você tentar”.

Como o PayPal ajuda os negócios:

"Tivemos alguns problemas antes de conhecer o PayPal. Como íamos mandar uma maquininha de cartão de crédito para quem estava recebendo um presente? Não pegava bem. Então, o PayPal nos ajudou muito nessa questão. Também nos ajudou a mandar pedidos para qualquer lugar do mundo. Recebemos um pedido na Ásia, de uma pessoa que conheceu nosso site, e mandamos o link de dia por aqui e recebemos o pagamento durante a madrugada. Conseguimos fazer uma venda com uma pessoa do outro lado do mundo, que fez compra via PayPal, retiramos as limitações geográficas das nossas vendas. Conseguimos até enviar produtos para o casamento de um cliente nos Estados Unidos, e fizemos tudo de forma muito simples, muito transparente."

 

Fabiana Giandoso, dona da Fá Giandoso

A Fá Giandoso é uma microconfecção especializada em patchwork. Fabiana também é fundadora do São Paulo Modern Quilts Guild, grupo de entusiastas do quilt moderno, e ensina técnicas contemporâneas de costura e quilting (inclusive pelo YouTube), aproximando pessoas de um patchwork mais simples, acessível e funcional.  As aulas, que aconteciam em seu estúdio pessoal e na rede do SESC em São Paulo, agora são 100% online e vêm fazendo sucesso em tempos de crise, quando precisamos de atividades que nos tirem do dia a dia da pandemia -- nem que por alguns minutos.

Dica valiosa para quem empreende:
“Não se pode ter preconceitos ou medo de errar, precisamos estar abertos ao novo. Aceitar que o futuro está vindo e fazer parcerias para se preparar. (...) Eu tenho mais alunas porque consigo atender não só pessoas da minha cidade como pessoas de todo o país. Antes eu tinha cinco alunas, hoje tenho trinta e seis. Pra mim, isso tem sido desafiador, mas é o que tem me ajudado a sobreviver durante a pandemia."

Clique aqui e conheça as soluções que o PayPal tem para negócios de todos os tamanhos.

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se