Notícias anteriores do PayPal

5 razões pelas quais a educação online pode ser para você
Nos últimos dez anos, a tecnologia mudou tudo, em todos os setores da economia. Aliás, criou uma série de novos setores. E também turbinou alguns que pareciam fadados à paralisia, incluindo o setor da educação tradicional. Tudo “culpa” da facilidade que a internet proporciona às pessoas de encontrar qualquer informação no ambiente digital.
 
Isso significa, em síntese, que tanto a educação formal quanto a não formal podem ser apoiadas e impactadas por ferramentas online – que aumentam, significativamente, o seu poder de desenvolvimento.
 
Por isso, o treinamento online se tornou uma tendência internacional, que vem crescendo gradualmente e já desempenha um papel importante na vida de milhões de brasileiros.
 
Atualmente, o ensino superior à distância (EAD), por exemplo, representa 26% da educação superior no País. E esse índice deve crescer. Estudo realizado pela Sagah, empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD, prevê que, em 2023, o ensino superior à distância corresponderá a mais de 50% do mercado.
 
Apesar dos preços de EAD serem mais acessíveis, esse não é o principal atrativo para o estudante escolher o curso. A pesquisa aponta que 61% consideram mais relevante o fato de poder estudar quando e onde quiser – o que vai ao encontro de tudo que se sabe sobre a Geração Millennial, nascida na década de 80 e que são maioria entre os estudantes que optam pela EAD.
 
Considerando-se que, muito em breve, millennials e integrantes da chamada Geração Z – usuários digitais nativos – dominarão os ambientes de trabalho, é inevitável pensar que a educação online à distância será, sem dúvida, ainda mais importante no futuro próximo.
 
Para que você já vá se acostumando com a ideia – e também veja a EAD com outros olhos –, listo, abaixo, cinco pontos que podem lhe ajudar a entender o potencial que a educação à distância tem de se encaixar na sua vida (e melhorá-la).
 
Se você está procurando crescimento no mercado de trabalho, a EAD é para você. Embora a aquisição de conhecimento dependa da disposição e do comprometimento de cada um, também é verdade que não é fácil ter um emprego em tempo integral e, ao mesmo tempo, ser um aluno modelo. Porém, também é verdade que, quanto mais qualificado você for, maiores serão as chances de turbinar sua carreira e atingir cargos mais altos.
 
De acordo com dados do Coursera, um dos sites mais populares de educação online no mundo, 56% dos usuários que se inscreveram em um curso online ganharam habilidades para crescer em seu trabalho atual; e 38% aumentaram suas chances de contratação.
 
Nesses casos, um curso em regime de EAD pode ser de grande ajuda, já que permite ser concluído muito mais rápido do que o tradicional, dando a opção ao aluno de ignorar as informações que ele já domina e focalizar nas novas habilidades que deseja aprender.
 
Se você tem dificuldade de se comunicar, a EAD é para você. A timidez é uma barreira para muitas pessoas no ensino presencial. Ter de levantar a mão, formular uma pregunta ou expor suas dúvidas na frente de toda a sala — às vezes, são mais de 100 pessoas — pode ser motivo de grande estresse para os mais acanhados.
 
Nada disso é problema quando você tem a chance de escrever e enviar suas perguntas para o professor por meio do sistema online. Assim, ninguém fica com dúvidas na cabeça (que podem ser a diferença entre aprender ou não uma matéria específica) apenas por ter vergonha de falar em público.
 
Se você quer desenvolver características valorizadas no mercado, a EAD é para você. O método de ensino na modalidade à distância acaba desenvolvendo no estudante algumas carcaterísticas supervalorizadas no atual mercado de trabalho. Afinal, que RH não sonha com um profissional que saiba fazer a gestão de seu tempo, tenha iniciativa e motivação acima da média?
 
Ao cursar uma graduação em EAD, o aluno acaba se tornando alguém com autodisciplina, compromisso e grande capacidade de concentração. Por essas e outras, a modalidade está cada vez mais na pauta das áreas de Human Resources pelo mundo afora. 
 
Se você quer ter um diploma reconhecido, a EAD é para você. Outro fator importante é que essa modalidade de ensino conta com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Assim, o diploma emitido por um curso superior ou de pós-graduação à distância vale tanto quanto o de um curso presencial.
 
O que importa é se a instituição tem autorização do MEC, e os alunos que se formam nos cursos de EAD podem assumir empregos ou participar de concursos públicos em condições de igualdade com aqueles que optam pelos cursos presenciais.
 
Se você quer economizar dinheiro, a EAD também é para você. Outra vantagem é que os cursos EAD têm preços muito competitivos – e alguns podem sair até mesmo de graça, com cobrança somente pela emissão do certificado de conclusão. Essa opção é particularmente interessante para aquele aluno que não consegue manter regularidade nas aulas, pois ele pode paralisar e retomar o curso sem que isso signifique impacto financeiro no seu bolso.
 
Para esses propósitos, é uma boa idéia escolher plataformas que tenham um método de pagamento confiável, como o PayPal, pois isso representa mais uma garantia de que a instituição é séria e de que você não terá problemas no processo de registro do seu diploma.
 
Não há dúvida de que a educação online é uma tendência que aumentará à medida que a oferta e a demanda também cresçam – e elas vêm crescendo no mundo inteiro. Portanto, aproveite as facilidades que só o meio digital oferece e escolha a plataforma que melhor se adapte às suas necessidades.
 
Aprender nunca é demais!
 

Valéria Porto 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se