Há quanto tempo você não dá uma geral na sua loja virtual? As atualizações são importantes para estar a par das mudanças que acontecem rapidamente na internet. E estar com a casa em ordem tem reflexo direto nas vendas. Não basta ter um site bonito para fazer sucesso. Ele deve estar adaptado às últimas tendências tecnológicas e, internamente, ser fácil de navegar, leve e ter mecanismos que o ajudem a ser encontrado pelos sistemas de busca. São características básicas para o comprador chegar até a loja virtual, encontrar os produtos, encher o carrinho e concluir a compra. Por isso, é importante tirar um tempo e fazer uma análise completa do seu e-commerce. Confira seis dicas de Gabriela Szprinc, head da área de Pequenas e Médias Empresas e de Organizações Não Governamentais do PayPal Brasil, para turbinar seu site:
 
1. Otimize o site para celulares
Em abril de 2015, o Google mudou a forma como classifica os sites nas buscas feitas por dispositivos móveis. A alteração priorizou um fator: o quanto o site está otimizado para os visores dos aparelhos. Caso seu e-commerce ainda não seja responsivo – ou seja, adaptado para ter uma boa visualização também em tablets e smartphones –, ele, agora, pode ter uma classificação pior nas buscas feitas nesses dispositivos.
Não sabe se o site funciona da mesma maneira no computador e no celular? É possível fazer alguns testes. O mais simples é abri-lo no seu smartphone e verificar como está a navegação. Há ainda um teste mais elaborado, ao qual os desenvolvedores do Google ou os provedores de plataforma para terceiros têm acesso. Vale procurá-los para fazer essa experiência e verificar como é a atuação do seu e-commerce nos dispositivos móveis.
Outras pequenas mudanças também ajudam É o caso de colocar o número de telefone de atendimento na parte superior da página inicial para que os compradores possam clicar facilmente e  fazer uma chamada. Uma ação simples e eficaz para incrementar as compras por quem acessa o site pelo celular.
 
2. Suba nos rankings de busca
Antes de mais nada, faça a tarefa de casa verificando os dados do seu e-commerce. Quais os produtos mais vendidos? Que palavras-chave trouxeram mais compradores? Essas são perguntas importantes para traçar novos planos. Caso não tenha como respondê-las, eleja como prioridade instalar no seu e-commerce um código que permita captar as métricas online. É relativamente fácil de implementar e há muitos rastreadores gratuitos.
Além disso, otimize o SEO do site. Trata-se de um conjunto de técnicas que o tornam mais amigável para os sistemas de busca e melhoram o seu ranqueamento. Dessa forma, ele aparece antes em pesquisas feitas no Google, por exemplo. Como fazer isso? Atualize as palavras-chave e também considere investir parte de seu orçamento de marketing em campanhas de busca por palavra.
 
3. Torne a vida do comprador mais fácil
É importante ficar de olho na facilidade com a qual a pessoa navega no site. Crie rotas de navegação rápida que permitam aos clientes encontrar facilmente o produto que desejam. Uma dica é incluir, logo na página inicial, diversos links que levem para os itens de maior sucesso ou para promoções. Assim, você encurta o caminho até uma possível compra.
 
4. Use as redes sociais
Elas são importantes aliadas na geração de fluxo para o e-commerce. Fazer um burburinho nas redes sociais é uma maneira relativamente barata de incrementar seu negócio. De que maneira? Crie uma promoção especial e utilize a fanpage do Facebook ou o Twitter para ativá-la. Vale cupons de desconto para as pessoas que seguem sua marca nas redes, por exemplo. Além das vendas diretas a esse grupo, há outro benefício: seus seguidores podem passar adiante a oferta, compartilhando com familiares e amigos, o que aumenta as chances de ter novos clientes visitando seu e-commerce.
 
5. Mantenha o site em forma
Assim como qualquer loja física, o site deve estar pronto para receber uma multidão de compradores e guiá-los por sua porta de entrada, pelos corredores e até ao caixa. No mundo online, isso significa que as páginas devem carregar rapidamente (tem algo mais chato do que ficar esperando um site apresentar as imagens?), a navegação tem que ser descomplicada e o método de pagamento precisa ser simples e livre de falhas.
Para verificar se está tudo em ordem, coloque à prova a infraestrutura do e-commerce. Faça uma rodada de testes para assegurar-se de que os servidores podem se virar bem com o aumento de tráfego e de transações. Cheque também se as páginas aparecem rapidamente. Lembre-se: o tempo que uma página leva para carregar impacta não apenas na visita atual, mas também nas futuras compras. Nesses testes, confira se não há imagens com problemas ou hiperlinks que não estão funcionando.
 
6. Tenha um kit de emergëncia
Esse kit é muito simples. Basta apenas ter à mão uma caderneta na qual estão anotados os números de telefone diretos de seu provedor de hospedagem, da equipe de desenvolvimento e do processador de cartões de crédito. Vai que algo acontece no final de semana ou no meio de um feriadão e você perde a chance de vender?