Notícias anteriores do PayPal

9 dicas para aproveitar (mesmo) a Black Friday
Que feriadão o quê! A sexta-feira mais aguardada do ano é a Black Friday. E, se tudo correr como os indicadores sugerem, a data este ano deve bater todos os recordes de vendas registrados em suas últimas edições. O que significa, entre outras coisas, que as compras de Natal antecipadas se tornaram, mesmo, um way of life do brasileiro de todas as classes sociais.
 
A Black Friday, considerada hoje a segunda principal data do e-commerce – atrás apenas do Natal –, deve movimentar R$ 2,87 bilhões no comércio eletrônico este ano. A estimativa é da associação brasileira do setor (ABComm). Esse montante representa crescimento de 16% em relação ao apurado em 2017 – que, aliás, já havia sido 18% maior do que o volume de 2016. Ou seja, é uma tendência consolidada.
 
A adesão das lojas virtuais a essa febre consumista também deve bater recordes este ano. Em 2017, segundo levantamento que a BigData Corp. fez especialmente para o PayPal Brasil, 99,7% dos e-commerces nacionais criaram promoções online para a data. E não há motivo para acreditar que, desta vez, em um momento econômico ainda mais otimista, alguém vai querer perder a oportunidade de fazer mais e melhores negócios.
 
Para os consumidores, a Black Friday também pode representar uma oportunidade excelente para fazer bons negócios, mas exige alguns cuidados. Confira, a seguir, dez dicas para aproveitar esta que é a sexta-feira mais aguardada do ano.
 
1. A Black Friday não acontece só na sexta-feira
É preciso ficar atento às lojas online pelo menos uma semana antes da Black Friday – que, este ano, cairá em 23 de novembro. Tanto as grandes quanto as pequenas costumam fazer pré-promoções bem interessantes nos dias que antecedem a data. As melhores promoções costumam ser encontradas nos sites de maior porte.
 
2. Faça seu cadastro nos sites antes de a Black Friday chegar
É questão de praticidade, mesmo. Como os e-commerces (todos eles) pedem ao consumidor que preencha um cadastro para efetuar qualquer compra, separe um tempinho para já ir se cadastrando nos sites em que você pretende comprar durante o período de promoções. Isto porque, quanto mais próximo da Black Friday, maiores se tornam os riscos de queda de conexão no site escolhido, por causa do imenso fluxo de internautas acessando ao mesmo tempo. Se você já estiver previamente cadastrado, bastará escolher o produto, fazer o login e comprar.
 
3. Antecipe suas compras de Natal
Aproveite os dias que antecedem a data para já fazer algumas compras de Natal. Se você procurar bem, pode encontrar produtos com preços até 40% menores, de acordo com a pesquisa BigData. Por isso, o mês de novembro pode ser um bom momento para fazer bons negócios e, também, evitar lojas lotadas e filas nos caixas, cenários tipicamente natalinos.
 
4. Conheça os sites participantes antes de ir às compras
Seus maiores amigos durante a data são os sites de defesa do consumidor, como o Procon e o ReclameAQUI. Não se engane: ainda tem gente que se aproveita da Black Friday para enrolar o consumidor. Se o desconto parecer excessivamente bom, desconfie e busque referências da loja. Outro bom endereço para ter em seus bookmarks é o oficial do evento (www.blackfriday.com.br).
 
5. Tire um tempo, compare preços e ofertas
Mas nem tanto... porque, quanto mais perto da sexta-feira, mais gente passa a comprar, menores ficam os estoques das lojas e as conexões à internet se tornam instáveis. O ideal é fazer a lista de desejos do que você realmente quer comprar bem antes de a “loucura” dos descontos começar. Até para evitar compras por impulso, geralmente equivocadas e por preços mais altos.
 
6. Fique de olho na Cyber Monday
É a segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças, adotada pelo varejo norte-americano para liquidar eletroeletrônicos. E costumam ser ótimas oportunidades para boas compras. Este ano, será no dia 26 de novembro (confira as lojas já cadastradas em www.cybermondaybrasil.com.br). Segundo estudo da Big Data Corp. feito para o PayPal Brasil, em 2017, promoções online neste dia tiveram adesão de mais de 78% dos sites de vendas online nacionais (sendo que todos os grandes e-commerces participaram).
 
7. Controle sua ansiedade
A Black Friday é muito tentadora, mas “abraçar o mundo” é potencialmente frustrante, além de financeiramente imprudente. Tenha foco e pense com antecedência quais produtos são realmente prioritários. Assim, você evita gastos desnecessários e faz suas compras com mais tranquilidade e facilidade.
 
8. Simplifique
Com tantas opções de lojas online para conferir promoções e comprar itens, melhor do que abrir dezenas de abas no computador é fazer cadastro em sites que comparam preços e enviam as melhores ofertas diretamente para o seu e-mail.
 
9. Não descuide da segurança: cuidado com o phishing
Criminosos aproveitam a Black Friday para criar sites que simulam as páginas oficiais das grandes lojas e, assim, roubar dados financeiros e pessoais – o famoso phishing. O ideal é que a barra de endereço comece com https (protocolo de segurança) ou exiba um cadeado. Outro tipo de phishing bastante comum é o envio de e-mails com links falsos, que também colocam informações confidenciais em risco. Remetentes estranhos e erros de ortografia podem indicar uma tentativa de golpe. Fique atento!

Felipe Facchini 

Diretor de Vendas das áreas de Middle Market e Parceiros do PayPal para Brasil e México
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se