Notícias anteriores do PayPal

Black Friday é sinônimo de smartphones, livros e roupas no Brasil
A Black Friday – sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos – vem se tornando uma data importante para o varejo nacional, principalmente em sua versão online. Ela demonstra que tem fôlego para rivalizar com o Natal e até com o Dia das Mães – as principais do calendário nacional.
 
De olho no que pensam os consumidores, e a pedido do PayPal, o Instituto QualiBest desenvolveu uma pesquisa inédita sobre Black Friday, com foco em quem compra – e os motivos pelos quais aproveitam a data. E os resultados são muito interessantes. Os itens mais procurados pelos entrevistados foram os smartphones, seguidos por vestuário, calçados, acessórios e livros.
 
De forma geral, prova de que a crise começa a retroceder, os consumidores garantiram que gastariam mais este ano na Black Friday (49%). E 73% juraram que têm o hábito de acompanhar os preços dos produtos antes do início da campanha de descontos – para saber se as lojas realmente estão fazendo promoções. A maioria ainda compra com cartão de crédito (71%), mas as carteiras digitais, como o PayPal, vêm ganhando terreno e já respondem por 40% das intenções de compra online dos brasileiros.
 
O Instituto QualiBest entrevistou, de forma 100% virtual, 1.413 consumidores em todo o Brasil, de todas as classes sociais, nas primeiras duas semanas de novembro. Confira os highlights do estudo:
 
CARTEIRAS DIGITAIS
  • A pedido do PayPal, o QualiBest quis saber sobre o grau de conhecimento das carteiras digitais pelos consumidores brasileiros: 58% deles afirmam ter alguma carteira eletrônica. Dentre os que não têm carteira eletrônica, 59% conhecem o produto, mas não sabem direito como ele funciona; 30% conhecem bem; e 11% não conhecem.
  • Prova de que o futuro é mesmo online é que, dentre os pesquisados que ainda não têm carteira digital, 59% pretendem ter alguma no futuro; 36% ainda estão hesitantes; e apenas 4% responderam que não pretendem ter carteira eletrônica.
  • Além disso, 16% dos entrevistados “concordam totalmente” que transações realizadas por meio de carteiras digitais são mais seguras do que via cartão de crédito; outros 31% “concordam em parte” com a afirmação; e somente 4% “discordam totalmente” da premissa.
  • 18% “concordam totalmente” que o pagamento via carteiras eletrônicas é mais simples do que com cartões de crédito; e 30% “concordam em parte”. Apenas 5% “discordam totalmente” da afirmação.
 
O QUE COMPRAM NA BLACK FRIDAY
  • No ano passado, 48% dos entrevistados pelo QualiBest disseram ter feito compras online na Black Friday. Cerca de 39% aproveitaram os descontos da data para comprar itens de telefonia, principalmente smartphones; outros 38% investiram em vestuário, calçados e acessórios; 34% compraram itens de papelaria e livros; 28%, itens de informática e games; outros 28%, eletroeletrônicos; e mais 28%, eletrodomésticos e eletroportáteis. (respostas múltiplas)
  • E 81% dos pesquisados garantiram que fariam compras online no período de Black Friday deste ano; 16% ainda não sabiam se aproveitariam as promoções; e 3% não demonstraram interesse na campanha.
 
SATISFAÇÃO
  • Uma boa notícia para o setor de e-commerce é o índice de satisfação dos consumidores. Eles elencaram as principais lojas online em que fizeram compras durante a Black Friday do ano passado, e a média de “satisfeito” e “muito satisfeito” chegou a 85% – não ficando nunca aquém dos 80%. Para uma data do varejo que já foi chamada de Black Fraude, é uma conquista e tanto.
  • Chamados a comentar a Black Friday como ação vantajosa para o consumidor, 62% dos entrevistados disseram que, “às vezes”, ela é vantajosa; outros 30% consideram que a data é, sim, bastante vantajosa; somente 8% não consideram a Black Friday vantajosa. A principal reclamação dos respondentes é que algumas lojas aumentam os preços antes de iniciar suas campanhas promocionais (71%).
 
MOTIVOS PARA COMPRAR NA BLACK FRIDAY
  • Se os consumidores brasileiros iriam às compras na Black Friday deste ano? 49% dos pesquisados pelo QualiBest garantiram que sim, comprariam até mais do que em 2016; e 34% disseram que gastariam o mesmo que no ano passado.
  • Quanto aos motivos que levam os consumidores a comprar na Black Friday, 55% disseram aproveitar a data para adquirir produtos com descontos; 51%, para comprar algo que procuram há algum tempo; e 33%, para antecipar algumas compras de Natal. (respostas múltiplas)
  • Entre os itens que fariam com que os entrevistados comprassem na data estão os descontos vantajosos (75% clicaram nessa opção); o fato de a loja ser conhecida ou bem recomendada (51%); e o frete grátis (47%). Curiosamente, os itens menos citados (17% cada) foram “ter um bom pós-venda, que passe segurança” e “possibilitar um amplo parcelamento no pagamento”. (respostas múltiplas)
 
COMO SE INFORMAM SOBRE A BLACK FRIDAY
  • O QualiBest também quis saber como os pesquisados se informavam sobre as promoções da Black Friday. Cerca de 57% responderam que fazem pesquisa diretamente nas lojas que os interessam; outros 51% fazem pesquisa em motores de busca na internet; 49% confiam nos e-mails que recebem nas semanas que antecedem a data; e 47% procuram por promoções em sites de comparação de preço. (respostas múltiplas)
 
COMO COMPRAM
  • 73% dos entrevistados garantiram que fariam compras durante a Black Friday 2017 com cartões de crédito; 54%, por meio de boleto bancário; e 40%, via carteiras digitais. (respostas múltiplas)
  •  Questionados sobre se pretendiam utilizar o décimo terceiro para comprar durante a Black Friday 2017, 22% responderam que sim; 22%, que não; e 32% ainda não haviam decidido. Outros 24% disseram não receber o salário extra.
  •  Um item que chamou a atenção dos pesquisadores (e que pode ajudar a explicar os motivos pelos quais a Black Friday vem se tornando uma data importante do calendário do varejo) é que 73% dos entrevistados garantem que costumam acompanhar o preço normal dos produtos que os interessam antes do período da Black Friday. Outros 25% dizem fazer isso “às vezes”; e apenas 2% disseram não conferir os preços antecipadamente.
 
 

Blog PayPal Brasil  

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se