Blockchain: você sabe o que é e para que serve?
Blockchain. Muito provavelmente você já ouviu essa palavra e há grandes chances de não saber exatamente o que ela significa ou como essa tecnologia funciona. É muito comum as pessoas relacionarem blockchain a criptomoedas, como o Bitcoin, mas ele vai muito além disso.
A tecnologia funciona como uma espécie de livro contábil digital, que faz o registro de uma transação em moeda virtual, de forma que esse registro seja confiável e imutável. Ou seja, o blockchain registra informações, como a quantia de criptomoedas transacionadas, quem as enviou, quem as recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar do livro ela está registrada – e essa informação não fica armazenada em um único computador; está descentralizada (e criptografada), espalhada por um sem-número de bancos de dados.
Os blocos são dependentes uns dos outros e formam uma cadeia (por isso o nome blockchain), o que torna a tecnologia perfeita para registro de informações que necessitam de total confiança e transparência, como no caso de uma transação em moeda eletrônica.
A rede do blockchain é formada pelos chamados "mineradores", que verificam e registram as transações no bloco. Para que isso seja possível, esses "mineradores" emprestam poder computacional para a rede. Como incentivo para continuarem colaborando e tornando a rede sustentável e mais segura, eles recebem uma recompensa no formato de... moedas digitais.
Palavra de especialista. Don Tapscott, cofundador e chairman do
Blockchain Research Institute (Instituto de Pesquisa de Blockchain, em tradução livre), que se dedica a investigar as estratégias do blockchain, cases, desafios de implementação e transformações organizacionais, defende que a tecnologia é a que mais impactará as próximas décadas.
Em junho de 2016, Don participou de um TED no qual explicou como o blockchain está mudando o conceito de dinheiro, em particular, e o mundo dos negócios, de maneira geral. Assista ao vídeo abaixo e entenda como essa tecnologia funciona e quais os impactos no dia a dia das pessoas.
Blog PayPal