Nariz vermelho, maquiagem colorida, sapatos gigantes, trejeitos engraçados e um sorriso sempre estampado no rosto. Estamos no circo? Não, em um hospital! O lugar antes improvável para um palhaço foi transformado em palco pelos Doutores da Alegria, organização que há quase 25 anos leva graça, leveza e bom humor a pacientes em tratamento. Nesse “Causa que Amamos”, vamos conhecer um pouco mais sobre essa ONG, uma parceira no programa Doe com PayPal que prova que, sim, rir é um ótimo remédio:
Fotografia: Rogério Alves
ABREM-SE AS CORTINAS!
Wellington Nogueira conheceu o trabalho do Big Apple Circus Clown Care Unit em Nova York, em 1988. Ao ver uma dupla de palhaços profissionais atuando no hospital, entendeu a função social do artista e repensou toda a sua relação com a arte. Em 1991, seu pai ficou doente e ele teve que retornar para vê-lo. Quando entrou no hospital, não havia nenhum projeto semelhante por aqui e, a pedido de seu pai, fez um dia de trabalho como palhaço. Essa experiência foi o ponto de partida para a criação dos Doutores da Alegria, em setembro de 1991, numa parceria com o Hospital Nossa Senhora de Lourdes.
Fotografia: Rogério Alves
A IMPORTÂNCIA DE SORRIR
Nos seus quase 25 anos de atuação, os Doutores da Alegria comprovaram que a felicidade é capaz de transformar ambientes e estimular relações saudáveis. Por isso, decidiram buscar mais e mais maneiras de ampliar o alcance de sua missão, utilizando tudo o que aprenderam nos hospitais.
Com base no que observaram e em pesquisas que fizeram junto ao Instituto Fonte, eles constataram que uma criança mais alegre e animada responde melhor ao tratamento. O bom humor pode ajudar o paciente a se relacionar com os desafios da doença de uma maneira mais rica – desde passar por todos os processos com esperança até entender os aprendizados que o tratamento pode trazer para a vida.
Fotografias: Ricardo Telles e Luciana Serra
RESPEITÁVEL PÚBLICO
Os Doutores da Alegria já realizaram mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. E sua atuação vai além”. A Escola dos Doutores da Alegria, com base nesta experiência, atua na formação de públicos diversos em todo o território nacional, desde voluntários de grupos semelhantes a profissionais que queiram exercitar a criatividade.
Entre as iniciativas da Escola destaca-se o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que permite que pessoas de 17 a 23 anos que vivem em comunidades populares iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço.
A ONG desenvolve ainda programas que ampliam o acesso à cultura, como o “Plateias Hospitalares”, com a curadoria de uma ampla e permanente programação artística gratuita em hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro. E todo o conteúdo artístico produzido pelos palhaços a partir do encontro com pacientes é apresentado em teatros e em intervenções em empresas.
Fotografia: Luciana Serra
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA
“A gestão sustentável é, hoje, uma realidade inexorável, e as empresas entenderam também seu papel de co-participação para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Elas ganham em sua credibilidade e reputação e permitem às organizações que perpetuem suas causas e continuem atuantes dentro da sociedade. Esse é o caso da PayPal. A parceria possibilitou ampliar a base de conhecimento do público e permitir uma participação maior de seus clientes e parceiros na causa por meio da ferramenta disponibilizada em nosso site. A seriedade da empresa e o fácil acesso da ferramenta contribuíram para um aumento efetivo das doações realizadas via PayPal.”
Luis Vieira da Rocha, diretor presidente dos Doutores da Alegria
AJUDE VOCÊ TAMBÉM!
PARA SABER MAIS
Conheça outras Causas que Amamos: