Blog

Causa que Amamos: Doutores da Alegria
Nariz vermelho, maquiagem colorida, sapatos gigantes, trejeitos engraçados e um sorriso sempre estampado no rosto. Estamos no circo? Não, em um hospital! O lugar antes improvável para um palhaço foi transformado em palco pelos Doutores da Alegria, organização que há quase 25 anos leva graça, leveza e bom humor a pacientes em tratamento. Nesse “Causa que Amamos”, vamos conhecer um pouco mais sobre essa ONG, uma parceira no programa Doe com PayPal que prova que, sim, rir é um ótimo remédio:
 
Fotografia: Rogério Alves
 
ABREM-SE AS CORTINAS!
Wellington Nogueira conheceu o trabalho do Big Apple Circus Clown Care Unit em Nova York, em 1988. Ao ver uma dupla de palhaços profissionais atuando no hospital, entendeu a função social do artista e repensou toda a sua relação com a arte. Em 1991, seu pai ficou doente e ele teve que retornar para vê-lo. Quando entrou no hospital, não havia nenhum projeto semelhante por aqui e, a pedido de seu pai, fez um dia de trabalho como palhaço. Essa experiência foi o ponto de partida para a criação dos Doutores da Alegria, em setembro de 1991, numa parceria com o Hospital Nossa Senhora de Lourdes.
 
Fotografia: Rogério Alves
 
A IMPORTÂNCIA DE SORRIR
Nos seus quase 25 anos de atuação, os Doutores da Alegria comprovaram que a felicidade é capaz de transformar ambientes e estimular relações saudáveis. Por isso, decidiram buscar mais e mais maneiras de ampliar o alcance de sua missão, utilizando tudo o que aprenderam nos hospitais.
Com base no que observaram e em pesquisas que fizeram junto ao Instituto Fonte, eles constataram que uma criança mais alegre e animada responde melhor ao tratamento. O bom humor pode ajudar o paciente a se relacionar com os desafios da doença de uma maneira mais rica – desde passar por todos os processos com esperança até entender os aprendizados que o tratamento pode trazer para a vida.
 
Fotografias: Ricardo Telles e Luciana Serra
 
RESPEITÁVEL PÚBLICO
Os Doutores da Alegria já realizaram mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. E sua atuação vai além”. A Escola dos Doutores da Alegria, com base nesta experiência, atua na formação de públicos diversos em todo o território nacional, desde voluntários de grupos semelhantes a profissionais que queiram exercitar a criatividade.
Entre as iniciativas da Escola destaca-se o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que permite que pessoas de 17 a 23 anos que vivem em comunidades populares iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço.
A ONG desenvolve ainda programas que ampliam o acesso à cultura, como o “Plateias Hospitalares”, com a curadoria de uma ampla e permanente programação artística gratuita em hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro. E todo o conteúdo artístico produzido pelos palhaços a partir do encontro com pacientes é apresentado em teatros e em intervenções em empresas. 
 
 
Fotografia: Luciana Serra
 
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA
“A gestão sustentável é, hoje, uma realidade inexorável, e as empresas entenderam também seu papel de co-participação para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Elas  ganham em sua credibilidade e reputação e permitem às organizações que perpetuem suas causas e continuem atuantes dentro da sociedade. Esse é o caso da PayPal. A parceria possibilitou ampliar a base de conhecimento do público e permitir uma participação maior de seus clientes e parceiros na causa por meio da ferramenta disponibilizada em nosso site. A seriedade da empresa e o fácil acesso da ferramenta contribuíram para um aumento efetivo das doações realizadas via PayPal.”
 
Luis Vieira da Rocha, diretor presidente dos Doutores da Alegria
 
AJUDE VOCÊ TAMBÉM!
Visite a página dos Doutores da Alegria no Doe com PayPal e faça sua contribuição!
 
 
 
PARA SABER MAIS
 
Conheça outras Causas que Amamos:
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se