Blog

Causa que Amamos: especial semana da mulher
Horta da agricultura familiar, projeto da Act!ionaid. Foto: reprodução actionaid.org.br
 
As origens do Dia da Mulher remontam ao início do século XX, em um contexto de lutas feministas por melhores condições de vida e de trabalho e o direito ao voto. Em 1977, 8 de março foi oficialmente adotado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher, para lembrar suas conquistas sociais, políticas e econômicas. De lá para cá, foram diversas realizações, porém, há ainda muito por o que lutar. Felizmente, existem instituições que atuam para melhorar a situação das mulheres em diversas frentes, como a capacitação, o fortalecimento, a busca por direitos e a garantia de boas condições de saúde. Conheça algumas dessas Causas que Amamos e colabore - nesta semana especial do Dia da Mulher e sempre!
 
 
 
AMÉRICAS AMIGAS
A ONG surgiu da união de brasileiros e norte-americanos na luta pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda. A Américas Amigas utiliza como estratégia a disponibilização de instrumentos de conscientização, prevenção, detecção precoce e diagnóstico preciso do câncer. Desde 2009, já proporcionou, por exemplo, mais de 430 mil exames, 10 mil horas de capacitação e treinamento e a doação de 23 mamógrafos.
 
 
 
MOVIMENTO DE MULHERES DO JARDIM COMERCIAL
É uma ONG que capacita mulheres em trabalhos manuais, principalmente costura e bordado. A intenção é levar mais independência financeira a cidadãs que sofrem com a falta de oportunidades e, muitas vezes, com a violência doméstica. Fundada pelas irmãs Mirtes e Marly de Souza, a ONG também acolhe menores que ficariam sozinhos em casa enquanto os pais trabalham. Eles contam com reforço escolar, brincadeiras e rodas de história. No total, mais de mil mulheres já foram capacitadas.
 
 
 
ACT!ONAID
Act!onaid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. Uma de suas frentes é a luta pelos direitos das mulheres, as que mais sofrem com a falta de recursos e a desigualdade. Para reverter esse quadro, a Act!onaid trabalha para fortalecer os direitos das mulheres, apoiando projetos de capacitação, geração de renda, agricultura sustentável e combate à violência contra elas.
 
Para saber mais
Confira os sites oficiais das ONGs:
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se