Notícias anteriores do PayPal

Como calcular taxa e custo-benefício de meios de pagamento online
Você já começou a vender pela internet? Um estudo publicado em meados deste ano revela que o número de lojas virtuais cresceu 21,52% em um ano. A grande maioria dos e-commerces não possui loja física e usa as mídias sociais para impulsionar as vendas. O Perfil do E-commerce Brasileiro revela ainda que os empreendedores já perceberam a necessidade de investir mais nos meios de pagamento online, para melhorar a experiência de compra do usuário.
 
A missão de escolher os melhores meios de pagamento online para o seu negócio não é tarefa tão simples, afinal são diversas taxas, tarifas e até mensalidades. Neste post vamos abordar alguns fatores que podem influenciar a escolha do intermediador de pagamento, que é o responsável por mediar as operações entre os vendedores e as instituições financeiras. É um meio de tornar as vendas mais simples, pois o vendedor assina um único contrato e pode oferecer várias formas de pagamento, aumentando a segurança das operações. Para isso, o primeiro passo é calcular todas as taxas para então analisar o custo em relação aos benefícios oferecidos. 
 
Os meios de pagamento online na ponta do lápis
 
1) Taxa de configuração
 
Os meios de pagamento online podem ou não cobrar taxa de adesão e configuração da conta. Portanto, verifique os custos de todas as opções e procure conhecer as cláusulas do contrato. Você vai perceber que a contratação de um intermediador de pagamento é mais fácil e o processo é simples.
 
2) Tarifas
 
Outro aspecto essencial é buscar um meio de pagamento online que seja transparente na apresentação das tarifas. Questione os valores para vendas à vista, parceladas e internacionais. Também é importante saber o valor cobrado para efetuar saques e o prazo para o repasse do valor da venda. Existem facilitadores de pagamento que fazem o repasse em 24 horas, enquanto outros levam até 30 dias. O recebimento dos pagamentos em 24 horas está sujeito à análise de risco e crédito do intermediador de pagamentos. Essa informação pode ser determinante na hora da escolha.
 
3) Mensalidade
 
Verifique se existe cobrança de mensalidade, qual o custo para a solicitação de pagamento por e-mail e obtenha detalhes sobre a tarifa para o recebimento de pagamentos. Quem atua em entidades sem fins lucrativos também pode buscar tarifas especiais para receber doações.
 
Liste os benefícios de cada intermediador de pagamento
 
1) Sistema de Segurança
 
Existem vários meios de pagamento online. Antes de optar pelo fornecedor com menor custo, questione sobre o sistema de segurança oferecido. Além de proteger o pagamento, os certificados digitais também transmitem mais segurança aos clientes. Então, opte por parceiros que tenham experiência na prevenção a fraudes e gestão de risco. O PayPal é uma das alternativas, líder mundial em pagamentos online possui sistemas de gestão de risco e fraude . 
 
2) Facilidade de integração
 
A solução que você procura deve ser compatível com o formato do seu site. Portanto, busque meios de pagamento online que estejam preparados para a integração com as principais plataformas de e-commerce. Lembre-se que, além de funcionar bem no desktop, o intermediador deve estar apto para realizar o checkout mobile, em sites responsivos ou em aplicativos. Afinal, uma grande parcela das pessoas faz compras via smartphones e tablets.
 
3) Checkout Express
 
Os meios de pagamento online devem ajudá-lo a oferecer mais agilidade na compra. Esqueça os longos formulários, que podem resultar no abandono de carrinho. A compra deve ser finalizada com o menor número de cliques possível, lembrando que a possibilidade de habilitar a compra em apenas um clique pode aumentar as conversões. 
 
4) Programa de Proteção ao Vendedor
 
Invista em meios de pagamento online que ofereçam facilidades como a proteção ao vendedor, que pode assegurar o recebimento dos pagamentos, mesmo em casos de chargebacks, reclamações ou cancelamentos. Para contar com essa segurança extra só é preciso que as vendas online sigam todos os requisitos previstos nestes programas, um deles é a comprovação de envio ou entrega da mercadoria ao comprador. 
 
5) Atendimento ao cliente
 
Para garantir a sua tranquilidade priorize os meios de pagamento online que ofereçam suporte ao cliente em tempo integral. Isso significa disponibilizar um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O PayPal, por exemplo, é bicampeão do Prêmio Época Reclame Aqui na categoria pagamentos online, que contempla as melhores empresas para o consumidor manter negócio.
 
Quando o assunto é meios de pagamento online é importante entender que entre o clique no botão “comprar” e a mensagem de “compra realizada com sucesso” existe um fluxo a ser seguido. Quando o vendedor contrata um facilitador de pagamento diversas transações financeiras são simplificadas. Um exemplo é o PayPal, que por meio de um contrato unificado permite ao vendedor receber diversas bandeiras de cartão de crédito e até vender para o exterior.
 
Você ainda tem dúvidas sobre os meios de pagamento online? Escreva nos comentários que podemos respondê-las nos próximos posts.

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se