Gerenciar pagamentos é uma tarefa complexa no seu negócio? Talvez você esteja cometendo alguns erros que podem ser evitados. Simplificar os processos e reduzir as atividades operacionais pode aumentar a produtividade e contribuir para decisões mais estratégicas, além de ter parceiros e fornecedores confiáveis. Portanto, o primeiro passo é entender todas as etapas do pagamento online, para evitar equívocos na gestão financeira.
Entenda como funciona o pagamento online
1) Pagamento - A transação financeira começa quando o cliente faz uma compra no seu site, usando um cartão de crédito ou débito. Esta é a primeira etapa percorrida no
gateway de pagamento e uma forma de aumentar a segurança e
gerenciar pagamentos é via um intermediador ou facilitador de pagamentos, que irá simplificar o acompanhamento de todas as etapas.
2) Criptografia - Para aumentar a segurança dos dados é fundamental que as informações sejam criptografadas. Portanto, para
gerenciar pagamentos online é primordial uma transmissão segura. Assim você evita complicações futuras como
chargeback ou outros prejuízos ao e-commerce.
3) Autenticação - Esta é uma etapa muito importante na transação financeira online, pois é quando o processador de pagamento confirma a legitimidade das informações enviadas. Além disso, a autenticação é responsável por impedir fraudes no e-commerce. Se fizermos uma relação com a segurança no trânsito, a autenticação poderia ser considerada o “cinto de segurança” de quem usa cartão de crédito online.
4) Autorização - Parece simples gerenciar pagamentos online, mas cada uma dessas etapas requer muito cuidado. Uma falha de segurança pode comprometer o faturamento do vendedor e expor informações sigilosas do cliente. Por meio da autorização é solicitado ao operador do cartão de crédito ou débito que libere o valor da compra. Se houver crédito disponível a solicitação será confirmada. Todo esse processo dura apenas alguns segundos.
5) Liquidação - Autorizado o pagamento, o emissor do cartão de crédito ou débito irá destinar o valor da compra ao vendedor. Quando o e-commerce não tem um intermediador pode cometer alguns erros ao gerenciar pagamentos, principalmente por falta de controle sobre os lançamentos.
6) Pagamento - Entre a autorização e a liberação do crédito ao vendedor existe um prazo. Quem quer evitar dores de cabeça ao gerenciar pagamentos online deve contar com situações de estorno e chargeback. Por isso, a gestão financeira deve prever um fundo de reserva, além de garantir o fluxo de caixa.
Solução para gerenciar pagamentos online
Para gerenciar pagamentos em meio eletrônico é preciso processar e acompanhar todas as etapas descritas acima. Mas fique tranquilo, você não precisa se responsabilizar por cada um desses passos. Como já citamos, os intermediadores de pagamento podem simplificar o processo para você. Porém, busque uma ferramenta segura, que seja líder em seu segmento de atuação. Assim, você fica livre para se dedicar efetivamente ao crescimento do seu negócio.
O intermediador também minimiza os erros ao gerenciar pagamentos, pois oferece um painel de controle para acompanhar todo o fluxo de caixa. Você também não precisa se preocupar com o recolhimento de taxas e custos extras, pois a ferramenta já apresenta um descritivo de toda a operação. É uma excelente alternativa para acompanhar o histórico de pagamentos com mais precisão.
Você tem experiência em gerenciar pagamentos online? Compartilhe nos comentários outras dicas que podem simplificar o dia a dia do e-commerce.