Notícias anteriores do PayPal

Como o meio de pagamento pode protegê-lo da fraude online
Usar o potencial da internet para vender mais e atrair novos clientes já é um consenso. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como abrir um e-commerce, garantir a segurança das vendas e evitar prejuízo. Os meios de pagamentos podem ser fortes aliados no combate à fraude online. Além de processar as transações financeiras, essas soluções podem reduzir a taxa de chargeback. Sem prejuízos e aborrecimentos, você ganha mais tempo para se dedicar aos negócios.
 
Chargeback: o que é e como evitá-lo
 
Imagine que Julia é dona de uma loja de roupas e criou uma loja virtual. A estratégia deu certo, as vendas cresceram e novos clientes conheceram o seu negócio. O cartão de crédito foi o meio de pagamento escolhido por muitos clientes. O problema é que ela também foi vítima de fraude online. Recebeu muitas reclamações, porque diversas compras foram feitas sem autorização dos titulares dos cartões. 
 
Para evitar a fraude online a lojista passou a fazer várias exigências no momento da compra, solicitando o preenchimento de cadastros extensos e comprovações aos clientes. O resultado foi um aumento de trabalho, pois antes de separar os pedidos e despachá-los, era preciso analisar cada solicitação de compra. Se essa situação fosse real, Júlia teria amargado um certo prejuízo e desagradado alguns clientes. Você já passou por alguma situação semelhante? Aqui estamos citando um caso hipotético, mas existem muitos exemplos reais. 
 
O intermediador de pagamento é responsável por mediar as operações entre o comprador, a loja e as instituições financeiras. Dentre os meios de pagamento online, o intermediador oferece algumas vantagens como: contrato unificado para aceitar várias bandeiras de cartões de crédito, gateway, prevenção à fraude online e gestão de risco. 
 
O Estadão já relatou uma história muito parecida com essa que descrevemos acima e enfatizou que com uma ferramenta de pagamento online a incidência de fraude online reduziu significativamente. No exemplo real publicado pelo jornal, as vendas pela internet aumentaram e superaram a loja física, a empresária acredita que os clientes preferem os sites de compra que têm um mediador de pagamento, porque aumentam a segurança e simplificam os processos. Podemos tomar como exemplo nossas próprias experiências ao comprar online, sempre buscamos sites que sejam seguros e tenham parcerias com empresas idôneas e preocupadas com a segurança do usuário.
 
Como evitar a fraude online
 
Um bom intermediador possui um avançado sistema de gestão de fraude e risco. Isso significa possuir certificados de segurança, como PCI (Payment Card Industry) para resguardar os dados de cartões de crédito. Por isso, os meios de pagamento que seguem as melhores práticas em segurança de dados financeiros estão preparados para prevenir a fraude online. 
 
Já citamos aqui no blog os tipos mais comuns de fraudes no e-commerce e como evitá-las, mas vale reforçar as principais dicas. A sua loja deve ter um site confiável e criptografado. Para isso busque tecnologias reconhecidas. Dê preferência para um meio de pagamento com sistema antifraude, que tenha compromisso com a segurança dos seus dados. Para impedir a fraude online também é válido fazer o monitoramento constante das transações financeiras. 
 
Se o seu e-commerce já foi alvo de fraude online continue acompanhando o nosso blog, que publicaremos novas dicas para a segurança no ambiente virtual.
 

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se