Notícias anteriores do PayPal

Controle de caixa é essencial no pagamento online
O sucesso de qualquer negócio depende de um bom planejamento estratégico e de escolhas inteligentes. Os métodos de pagamento e o controle de caixa fazem parte dessas resoluções cruciais para quem administra um negócio. Além disso, existem algumas maneiras de evitar problemas na gestão financeira e simplificar os processos.
 
Uma pesquisa divulgada pelo Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios aponta que 74,9% dos empreendedores entrevistados enfrentaram dificuldade para manter as contas em dia no fim de ano. Já 14,6% declararam que não conseguiram honrar com os pagamentos. O estudo indica que, além da queda nas vendas, o controle de caixa pode ter sido um dos obstáculos para manter as finanças no azul. 
 
As particularidades do pagamento online
 
Um ponto determinante para o controle de caixa é entender como o pagamento digital é processado. A cobrança de taxas e tarifas pode impactar nas finanças do seu negócio. Verifique se os valores que você paga são fixos, quando ocorrem os reajustes, quais as cobranças permanentes e variáveis. Aceitar cartão de crédito em geral demanda mais trâmites burocráticos, o que requer ainda mais atenção. Já quem opta pelo intermediador de pagamento pode ter os contratos unificados, o que simplifica consideravelmente o controle de caixa. 
 
Como aumentar o controle de caixa
 
1) Acompanhe as movimentações financeiras
 
Quando você recebe um pagamento online, o melhor meio de não perder o controle das finanças é acompanhar toda a movimentação financeira. O ideal é verificar diariamente as entradas e saídas e comparar com as estimativas. Se ocorrer algum erro, estorno, chargeback ou qualquer outro problema, será mais fácil identificar e resolver. Quem não acompanha as finanças com regularidade tem mais chance de perder o controle de caixa.  
 
2) Tenha um planejamento financeiro
 
O controle de caixa também favorece o planejamento estratégico do seu negócio. Afinal, para expandir a empresa, contratar funcionários, investir em marketing ou qualquer outra ação requer a organização financeira. Se você usa um intermediador de pagamento fica mais fácil ter uma projeção das finanças, pois além de estabelecer os parâmetros que deseja analisar ou comparar, você terá mais segurança nas transações. Para minimizar o risco nas operações e evitar prejuízos, priorize parceiros reconhecidos e certificados mundialmente. 
 
3) Mantenha o capital de giro
 
Paralelo ao controle das despesas diárias e ao planejamento futuro é fundamental garantir o capital de giro. É essa reserva que vai assegurar a saúde financeira da empresa. Especialistas recomendam criar uma poupança com um orçamento mínimo para que a empresa se mantenha por até seis meses. Isso significa que, mesmo se as vendas diminuírem, a empresa consegue se manter, pois você terá uma reserva para honrar seus compromissos.
 
Nesse aspecto o intermediador de pagamento também é vantajoso para quem administra um negócio online, pois o vendedor pode receber em 24 horas *, mesmo quando faz vendas parceladas, o que favorece o controle de caixa. Um exemplo de solução que concede esse benefício é o PayPal. Além de contribuir com o capital de giro da empresa, esse meio de pagamento online ainda possui um avançado sistema de gestão de risco e prevenção de fraudes.
 
Para saber como escolher o melhor meio de pagamento online para o seu negócio, continue acompanhando nossas publicações. Você também pode enviar sugestões de temas que lhe interessam. Escreva abaixo no espaço destinado para os comentários.
 
* Sujeito a análise de risco e crédito pelo PayPal.

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se