Ter controle sobre o fluxo de caixa é fundamental para a saúde de qualquer negócio, inclusive de quem vende pela internet. Como você administra as formas de pagamento do seu e-commerce? Quem enfrenta mais dificuldade são os lojistas que possuem vários contratos com bancos e operadoras de cartão de crédito. A boa notícia é que existem soluções que centralizam o meio de pagamento e contribuem com o fluxo de caixa e a gestão do negócio como um todo.
O propósito do fluxo de caixa
O professor de finanças do IBMEC/RJ, Nelson de Souza, afirmou ao
Portal Exame que o objetivo do
fluxo de caixa é retratar a realidade financeira do negócio. Por isso, deve indicar todas as fontes de recebimento e pagamento. Existem algumas dicas que simplificam o processo, como categorizar as informações, fazer o acompanhamento diário e separar vendas de recebimentos.
Vale ressaltar também a importância de atualizar o fluxo de caixa periodicamente. Pode até ser mais trabalhoso, mas é o único jeito de acompanhar a real situação financeira do seu negócio. O fluxo de caixa não é apenas uma projeção para o futuro, mas um balizador para ações que podem ou devem ser feitas no presente. É ele quem determina a viabilidade de investimentos e contratação de funcionários, entre outras ações.
Solução de pagamento online pode simplificar o fluxo de caixa
Um dos complicadores na hora de atualizar o fluxo de caixa é lançar como venda à vista um pagamento que será parcelado. Isso porque o empreendedor contará com um recurso financeiro que ainda não está disponível. Porém, com um intermediador de pagamento o vendedor pode receber em 24 horas, o que é ótimo para o fluxo de caixa. Então, busque um intermediador que transfira o valor integral da venda, mesmo quando o cliente pagar parcelado.
O intermediador é uma solução voltada para o pagamento online que simplifica significativamente a gestão do fluxo de caixa. O vendedor não precisa se preocupar com vários contratos com operadoras de cartão de crédito ou bancos, basta buscar um fornecedor reconhecido, para a segurança das informações. Afinal, proteção e agilidade na resolução de eventuais problemas é fundamental para vendedores e clientes.
Alguns intermediadores de pagamento permitem que uma única conta conecte vários usuários, com diferentes níveis de acesso. É uma alternativa para dividir as funções de contabilidade e administração, desde envio de pagamentos, reembolso e cobrança recorrente, até a exibição do saldo e o gerenciamento de autorizações e liquidações.
Como você gerencia o pagamento online do seu e-commerce? Se ainda não usa um intermediador de pagamento essa pode ser uma ótima pedida para ter mais controle sobre o fluxo de caixa e do seu negócio.