[Doe Esperança] Causa que Amamos: TETO
12 Jul 2016
No Causa que Amamos especial do Doe Esperança de hoje, apresentamos o TETO, uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários. 
Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, formar lideranças comunitárias e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.
 
 
HISTÓRIA
Em 1997, um grupo de jovens começou a trabalhar pelo sonho de superar a situação de pobreza em que viviam milhões de pessoas. O sentido de urgência dos assentamentos os mobilizou a construir casas de emergência de forma massiva em conjunto com as famílias que viviam em condições inaceitáveis e a investir sua energia em busca de soluções concretas para os problemas que as comunidades enfrentavam todos os dias.
Esta iniciativa converteu-se em um desafio institucional que hoje é compartilhado em todo o continente. Desde seu início no Chile, seguido por El Salvador e Peru, e hoje, após 15 anos de trabalho, o TETO atua em 19 países da América Latina e Caribe. Além disso, possui escritórios também nos Estados Unidos e Inglaterra, que trabalham exclusivamente com captação de recursos e comunicação em nível global.
Em novembro de 2006, o TETO - Brasil iniciou suas atividades. Há 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais 2.400 casas emergenciais, desenvolveu 26 projetos comunitários e mobilizou mais de 30 mil voluntários.
 
 
MISSÃO
Trabalhar sem descanso nos assentamentos precários para superar a extrema pobreza, através da formação e da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, promovendo o desenvolvimento comunitário, denunciando a situação em que vivem as comunidades mais excluídas e incidindo, junto a outros, em política.
 
 
OBJETIVOS
Fomento ao desenvolvimento comunitário em assentamentos precários
Através de um processo de fortalecimento da comunidade, que desenvolva lideranças  e que estimule a organização e participação de milhares de moradores de assentamentos para a geração de soluções para seus problemas.
Promoção da consciência e da ação social
Com ênfase especial na formação massiva do voluntariado crítico, trabalhando em campo com os moradores dos assentamentos e envolvendo diferentes atores da sociedade.
Incidência em política
Que promova as mudanças estruturais necessárias para que a pobreza não continue se reproduzindo e diminua rapidamente.
 
FAÇA PARTE
Você pode ajudar o TETO com sua colaboração no Doe EsperançaClique aqui!
 
Para saber mais:
Imagens: divulgação TETO e reprodução Facebook TETO

Acesse aqui o histórico de notícias do PayPal. 

 

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se