Notícias anteriores do PayPal

O desafio das mulheres contemporâneas no mercado de trabalho
Em linha com o Dia Internacional da Mulher – e dando prosseguimento à agenda de suas ações de Unity –, o PayPal promoveu sua Semana da Diversidade e, entre muitos eventos, reuniu quatro executivas que são referência em suas áreas para debater o “desafio das mulheres contemporâneas no mercado de trabalho”.
 
Paula Paschoal, diretora geral do PayPal Brasil, Rachel Maia, CEO da Lacoste no Brasil, Lucimar Reis, diretora de produto aéreo da CVC Corp., e a jornalista Paula Mageste, ex-editora-chefe das revistas femininas da Editora Abril, debateram o assunto e responderam as perguntas dos funcionários e funcionárias do PayPal, numa conversa divertida e enriquecedora, com mediação de Tânia Magalhães, diretora de Comunicação do PayPal para a América Latina.
 
As executivas falaram da missão que todas as mulheres devem se impor, independentemente do cargo que ocupam, de incentivar, motivar e apoiar outras mulheres; da importância de considerar espaços onde ainda não estão e que podem, sim, ocupar; e da necessidade de “naturalizar” os ambientes corporativos com a presença de mais mulheres em cargos de direção e decisão.
 
Outro assunto levantado foi como homens podem contribuir para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho – e que, para ajudá-los nesse objetivo, as empresas precisam desenvolver e estender políticas que atualmente são restritas às mulheres, como flexibilidade de horário para levar filhos à escola ou a consultas médicas, licença paternidade, entre outras, aos homens.
 
Dentro desse tópico, as executivas falaram também do chamado viés inconsciente – conjunto de estereótipos que o cérebro mantém com base em situações ou experiências anteriores. Esse viés contribui para a criação de imagens estereotipadas e, para que possam descontruir essa percepção, é importante que os homens abram a mente, ouçam e aprendam com as mulheres.
 
A discussão abordou ainda um ponto fundamental: que nem todas as mulheres precisam ser CEOs ou almejar cargos de liderança. Para muitas mulheres, esse talvez não seja um sonho e não há problema algum com isso.
 
Para encerrar o encontro, uma das funcionárias do PayPal levantou a questão da competitividade entre as mulheres. As executivas abordaram esse tópico em diversas perspectivas e mostraram que a competição é algo natural, que acontece em vários ambientes e que homens também fazem isso. O mantra final? As mulheres podem competir entre si, mas precisam de sororidade.
 

Blog PayPal  

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se