O PayPal acaba de ser indicado para a lista 2018 Fortune Change the World, ranking anual da renomada publicação norte-americana que reconhece as empresas que mais geram impacto social positivo por meio de sua principal estratégia de negócios.
A companhia ficou em 48º lugar, graças às suas iniciativas no avanço da inclusão financeira de populações desbancarizadas ou carentes. Esta é a segunda vez que o PayPal aparece no ranking desde que se separou, oficialmente, do eBay, em 2015. A primeira foi em 2016.
Para ranquear o PayPal este ano, a Fortune levou em consideração os mais de US$ 8,5 bilhões doados via PayPal a organizações de caridade no mundo inteiro em 2017, a introdução no mercado de produtos como o PayPal Cash Mastercard e o Money Pools e a contínua expansão e o impacto de produtos como PayPal Working Capital e Xoom.
A lista da revista Fortune prioriza empresas com receita anual de, no mínimo, US$ 1 bilhão e avalia essas companhias segundo os seguintes critérios:
  1. Impacto Social Mensurável – o alcance, a natureza e a durabilidade do impacto da empresa em um ou mais problemas sociais específicos.
  2. Resultados de Negócios – o benefício que o trabalho socialmente impactante traz para a empresa.
  3. Grau de Inovação – quão inovador é o esforço da empresa em relação ao de outras companhias do setor e se outras empresas seguiram seu exemplo.
  4. Integração Corporativa – como a iniciativa se mostra essencial à estratégia geral de uma empresa, incluindo a forma como essa estratégia é comunicada internamente entre níveis e equipes.