Uma pesquisa global do PayPal feita entre mulheres empresárias que têm um negócio próprio a menos de três anos ou que querem abrir os seus próprios negócios revelou que 50% das entrevistadas se descreveram como “otimistas”. Mais: na prática, enxergam poucas barreiras para o seu sucesso enquanto empreendedoras. O levantamento levou em conta a opinião de 1,2 mil mulheres, entrevistadas nos Estados Unidos, China, França e México. Reunimos os dados de maior destaque desse estudo, divulgado globalmente ao final do ano passado. Confira:
 
Motivação para o empreendedorismo
Para as que ainda acalentam o sonho de abrir o negócio próprio, 47% nomearam a paixão como a sua principal motivação para esta opção. Também a independência financeira é comum às mulheres dos quatro países estudados: 64% das norte-americanas identificaram-se desta forma, em comparação com 62 % das mexicanas e 47 % das chinesas.
No México e na França, dois terços das aspirantes a empresárias disseram que queriam começar um negócio em razão de seu “orgulho próprio”. No México, as mulheres ressaltaram que construir uma família era, para elas, tão importante quanto ter um negócio próprio. Nos Estados Unidos, 55% das aspirantes a empresárias listaram manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal como o seu principal desejo; por fim, 48 % das aspirantes a empresárias chinesas indicaram que a vontade mais importante era "estar no controle de seu próprio futuro".
 
Preferência por setores varia conforme o país
Entre as e empresárias já estabelecidas, tanto na China como no México, vestuário e acessórios foram os ramos mais comuns de suas empresas. Já entre as empresárias francesas, os principais negócios são os de saúde e de beleza, seguidos por empreendimentos baseados em artesanato. Nos Estados Unidos, ser proprietária de uma empresa de consultoria foi o principal interesse das mulheres que ainda sonham em abrir o negócio próprio.
 
Desafios ao sucesso
A pesquisa revelou quais seriam os desafios enfrentados por aquelas prestes a começar um pequeno negócio ou que já são proprietárias de empresas com menos de um ano de idade. Para boa parte dessas mulheres, ter um plano de negócios, conquistar um financiamento e estabelecer métodos de pagamento foram considerados aspectos críticos para o seu sucesso futuro. Ambos os grupos relataram que suas principais preocupações são o apoio jurídico e financeiro nos primeiros estágios de criação de uma empresa.
 
Preparação para o desafio
Na França, 56% das empresárias já estabelecidas passaram mais de um ano planejando o seu negócio antes de lançá-lo, em comparação com 35% na China, 32% nos Estados Unidos e apenas 22 % no México. Enquanto os planos de negócios foram cuidadosamente desenvolvidos nos Estados Unidos, muitas aspirantes a empresárias naquele país ainda relataram se sentirem despreparadas para a tarefa.