Notícias anteriores do PayPal

Pesquisa: saiba como os brasileiros compram entretenimento online
O mundo online é território do público jovem, mais precisamente, das gerações Millennial e Centennial. Mas, quando o assunto é compra de ingressos online, surpresa: são os quarentões que dominam o mouse, o touchscreen e os smartphones.
 
A faixa dos 41 aos 50 anos responde pela compra de 31,48% dos tíquetes para cinema, peças de teatro, concertos, shows, baladas, festas e eventos similares. Na sequência vem o grupo dos acima de 50 anos, com participação de 28,13%. Já os internautas entre 25 e 30 anos estão em terceiro, com 24,41%.
 
E são os homens que mais compram ingressos online, com índice de 63,5%. Esses e outros dados fazem parte da pesquisa “Tendências do E-commerce de Entretenimento do Brasil 2017”, feita pela BigData Corp a pedido do PayPal Brasil. A empresa ‘varreu’ os 20 milhões de sites que compõem a internet no País durante a semana de 3 a 10 de abril deste ano.
 
Segundo o levantamento, o Brasil conta hoje com 7,5 mil lojas online de entretenimento, que representam pouco mais de 1% do total de e-commerces do País. A seguir, os highlights do estudo:
 
Novidades
  • Ao menos 12,76% dos internautas que consomem entretenimento online estão na faixa de renda de até 2 salários mínimos. Isso faz sentido quando se leva em consideração que boa parte dos estudantes recebe mesada e também integra essa faixa.
  • Já a faixa de renda campeã no quesito “compra de ingressos online” é a que fica entre 4 e 10 salários mínimos, representando 41,27% do universo pesquisado. Em segundo vem a faixa entre 2 e 4 salários mínimos, com 32,46%.
  • Dos sites que trazem opções de entretenimento para vender online, um em cada dois fica em São Paulo. O estado representa 52,03% do universo de e-commerces brasileiros. O Rio de Janeiro vem em segundo, com apenas 8,43%; e Minas Gerais, em terceiro, com 6,90%.
  • Quando a pesquisa tabula de onde são os consumidores, a grade pouco se altera: os paulistas respondem por 53,45% de tudo que é vendido nesse setor; os fluminenses por 15,44%; e os mineiros, 7,79%.
  • A BigData Corp apurou também que a maioria (78,21%, dos sites brasileiros de entretenimento) recebe até 10 mil visitas mensais. Somente 13,97% dos e-commerces de entretenimento conseguem gerar um tráfego realmente expressivo, com mais de 500 mil visitas mensais.
  • Em 65,73% dos e-commerces que vendem ingressos online, o valor dos tíquetes não passa de R$ 100. E já existem 11,89% de sites especializados em serviços de valor acima de R$ 1 mil.
  • Outro ponto que chama a atenção no estudo é o índice ainda bastante baixo das lojas online que usam plataformas de e-commerce. São, atualmente, 56,11%.
  • Já quando a pesquisa se debruçou sobre a utilização de meios de pagamento por parte das lojas online, descobriu que somente 42,85% têm o chamado checkout eletrônico. Isso significa que existe um mercado em potencial bastante grande em perspectiva, já que 57,15% das lojas online não aceitam nenhum meio de pagamento eletrônico.
  • Na hora de fidelizar clientes, os e-commerces que vendem ingressos investem muito nas redes sociais, fazendo um marketing digital importante para alavancar negócios. A mídia social preferida pelos lojistas online é o Facebook, com 77,94%. O Twitter é usado por 56,52% deles; o YouTube, por 49,36%; o Google+, por 41,11%; e o Instagram, por 29,86%.
  • A BigData Corp apurou também que, do universo de internautas que compram entretenimento online, 62,01% são usuários pesados (que ficam 8 ou mais horas conectados à internet por dia); 29,66% são usuários leves (passam entre 2 e 8 horas conectados diariamente); e 8,33%, leves (passam até 2 horas por dia conectados).
 
Citações
  • “O estudo demonstrou que o PayPal é uma oportunidade relevante para esse nicho de mercado – já que apenas 42,85% aceitam meios eletrônicos de pagamentos. Os sites que ainda não aceitam poderão captar muito mais clientes se oferecerem formas seguras e rápidas de pagamento online, trazendo comodidade para seus clientes finais” – Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil
  • “Vemos nesse levantamento que, claramente, os sites de entretenimento conquistaram um novo patamar de maturidade. Já estão aprendendo a captar seus consumidores em diversas plataformas, incluindo as mais variadas mídias sociais. Ou seja, estão alinhados às tendências que se verificam nos principais mercados do mundo.” – Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp

Blog PayPal Brasil 

 
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se