Notícias anteriores do PayPal

Por que (e como) colocar o cliente no centro da sua estratégia
A internet, as redes sociais e as novas soluções que os produtos e serviços digitais oferecem transformaram o mundo dos negócios de forma irreversível.
 
Falar sobre essa transformação parece um tanto batido. Mas a verdade é que lidar com essa nova realidade ainda é um desafio para muitas empresas.
 
Consumidores cada vez mais exigentes, críticas negativas que viralizam de forma exponencial e a demanda crescente por marcas que se posicionem em questões como diversidade são alguns dos exemplos que apontam a necessidade de encarar, profissionalmente, esse problema.
 
É muito comum, também, empresas investirem em produtos e serviços sem entender se o consumidor tem uma necessidade que justifique aquele produto, se sabem utilizá-lo ou se entendem para que serve.
 
A principal forma de se diferenciar nesse novo cenário é simples e complexa ao mesmo tempo. É só colocar o consumidor no centro da sua estratégia. Claro, como fazer isso é que é a parte complicada, e vai depender de diversos fatores.
 
Antes de mais nada, é preciso conhecer seu cliente de perto. Existem diversas formas de rastrear automaticamente informações sobre os consumidores. Sejam dados de aplicativos, de navegação no site de e-commerce ou de compra e recorrência, há uma abundância de dados que podem ser minerados e analisados para extrair inteligência e insights sobre seus consumidores.
 
No entanto, muitas vezes, esses dados não revelam toda a história por trás daquela decisão de compra ou daquele abandono de carrinho. É aí que as pesquisas de mercado se tornam um grande diferencial.
Elas ainda são a principal forma de conversar com os consumidores e ouvir sua opinião sobre diferentes aspectos do produto, do negócio ou do mercado.
 
Existem indicadores de pesquisa que medem a experiência do cliente com a sua marca. O NPS (Net Promoter Score), por exemplo, avalia a satisfação e a lealdade dos consumidores. Já o CES (Customer Effort Score) entende a dificuldade que os clientes têm para resolver um problema ou demanda com a sua empresa.
 
Esses dados são relevantes para entender se sua estratégia está dando certo e se alguma ação precisa ser feita para melhorar os números.
 
Mas, para ter diferencial competitivo, dá para ir além. Muitas empresas já investem em pesquisas de mercado para conhecer os hábitos do consumidor. São pesquisas simples de se fazer, que procuram entender as motivações, as dores e o comportamento desse cliente.
 
Essas informações são extremamente valiosas para definir sua estratégia de marketing, os canais de atendimento, o desenvolvimento do seu produto, a sua política de preços e descontos e outros fatores importantes para o seu negócio.
 
Ao fazer pesquisas de hábitos de consumo, você pode entender outras informações sobre o seu cliente, que extrapolam o relacionamento dele com a sua marca ou suas decisões de compra.
 
Alguns exemplos:
  • Ao entender quais redes sociais os consumidores acessam e com qual frequência, você pode definir a sua estratégia de social media de forma mais assertiva.
  • Ao entender que tipo de aplicativo seus clientes mais acessam no dia a dia, você pode definir sua estratégia mobile.
  • Ao conhecer os assuntos que mais interessam o seu público-alvo no dia a dia, você pode definir sua estratégia de marketing de conteúdo.
 
E por aí vai.
 
Além disso, as pesquisas de hábitos de consumo também evitam a adoção de estratégias erradas. Nós já vimos diversas campanhas publicitárias fracassarem de forma retumbante. Em muitos casos, isso acontece por falta de conhecimento do público-alvo da campanha.
 
O PayPal é uma referência de empresa que costuma fazer ou acompanhar pesquisas para entender os hábitos do seu cliente. Aqui neste blog você encontra diversos dados de pesquisas realizadas pela própria empresa. É o caso da mais nova pesquisa sobre segurança dos dados, realizada pelo PayPal em parceria com o Opinion Box. Muitos dos textos aqui publicados trazem também dados diversos de pesquisas nacionais e internacionais, mostrando uma preocupação da empresa em utilizar dados para embasar decisões, comprovar hipóteses e demonstrar pontos.
 
Em síntese, as pesquisas de mercado permitem que empresas e gestores tomem decisões de forma mais inteligente, com base em dados e não em achismos. E a tecnologia permite, hoje, que muito mais empresas possam fazer pesquisas, ao torná-las mais simples, rápidas e, principalmente, acessíveis.
 
Sejam pesquisas por e-mail, por formulários in-app ou no site, enquetes em redes sociais ou pesquisas em painel de consumidores online, hoje são inúmeras as formas de conversar diretamente com o seu consumidor em diferentes momentos da jornada de compra.
 
Assim, da mesma forma que as novas tecnologias colocam novos desafios diante das empresas, elas também oferecem uma série de oportunidades para diversificar seus produtos, criar laços mais fortes com os consumidores e se comunicar diretamente com eles.
 
Aproveitar ou não essas oportunidades é o que vai diferenciar as empresas de sucesso das demais.

Daniela Schermann, Head de Marketing do Opinion Box, empresa de soluções em pesquisa de mercado e customer experience

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se