Notícias anteriores do PayPal

Sabia que a primeira compra online completou 25 anos?
O tempo passa voando quando estamos nos divertindo – ou comprando online, quase o mesmo. Parece que foi ontem, mas este setor da economia (que hoje nos parece tão familiar e corriqueiro) acaba de completar ¼ de século.
 
E em ótima forma, uma vez que o e-commerce continua crescendo ano a ano em todos os cantos do mundo – e, no Brasil, cresce dois digitos, quase 40% de novas lojas online no último ano, de acordo com pesquisa PayPal realizada pela BigData Corp. em julho deste ano.
 
Oficialmente, a primeira compra virtual aconteceu no dia 11 de agosto de 1994. Foi obra de Dan Konh, que, aos 21 anos, à frente do site Netmarket, de Nashua, New Hampshire, vendeu um CD do álbum Ten Summoner's Tales, do cantor inglês Sting, para seu amigo Phil Brandenberger, que trabalhava na Filadélfia.
 
Nenhum dos dois sabia que estava entrando para a história com uma transação envolvendo meros US$ 12,48 (mais custos de envio), feita com segurança graças a um cartão de crédito protegido por criptografia PGP, que significa "Pretty Good Privacy" e existe até hoje.
 
O fato foi tão relevante que o jornal The New York Times publicou nota, inclusive em sua versão impressa, intitulada “Atenção, compradores: a internet está aberta”. Parece coisa do século passado! E não é que é, mesmo?
 
Atualmente, o ritmo das compras online é vertiginoso. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já se renderam às compras online. Mais: 74% preferem comprar de forma virtual a terem de se deslocar até uma loja física.
 
E o m-commerce é um dos principais responsáveis pelo crescimento nominal de 12% registrado pelo comércio eletrônico no ano passado. De acordo com os últimos números da pesquisa Webshoppers, da Ebit/Nielsen, o setor faturou R$ 53,2 bilhões em 2018, com 123 milhões de pedidos, 11% a mais do que no ano anterior.
 
Mas, e aqui no Brasil? Então... não há registros oficiais (o que há é muita controvérsia), mas, ao que tudo indica, o primeiro e-commerce do Brasil foi a Booknet, livraria virtual fundada pelo escritor e economista carioca Jack London e que entrou no ar em maio de 1995 – paralelamente ao início da internet comercial no País.
 
Em setembro daquele ano, o Pão de Açúcar apresentou ao mercado um CD-Rom (lembra dele?) com o catálogo de seus produtos, para que as pessoas fizessem compras de supermercado pelo computador.
 
E, no ano seguinte, outra loja virtual, chamada Brasoftware, abria suas portas no mundo online, vendendo aplicativos para computador naqueles disquetes de 3,5 polegadas. O resto é história – e muita programação, claro.

Tania Magalhães, diretora de Comunicação do PayPal Latam

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se