Notícias anteriores do PayPal

Saiba quais aspectos considerar ao criar uma loja online
O Brasil tem atualmente 600 mil e-commerces e apenas 4,93% têm loja física, é o que aponta a edição 2017 do “Perfil do E-commerce Brasileiro”. O estudo revela que a grande maioria do comércio eletrônico no país é composta por pequenos sites, que recebem até 10 mil visitas por mês e vendem no máximo dez itens. Portanto, criar uma loja online não é uma missão impossível, basta seguir alguns passos para se manter no mercado e permanecer crescendo.
 
Criar uma loja online é relativamente mais fácil, principalmente por ser menos burocrático do que abrir um estabelecimento físico, mas é essencial planejar bem o negócio para evitar frustrações. Uma reportagem publicada pelo Diário Comércio Indústria & Serviços afirma que a taxa de mortalidade no e-commerce é maior do que no comércio físico. Segundo o professor Eduardo Muniz apenas 30% dos e-commerces sobrevivem aos dois primeiros anos. Isso significa que a cada dez lojas virtuais abertas, apenas três continuam em operação.
 
Falhas mais comuns ao criar uma loja online
 
Qual é o plano?
 
A falta de planejamento ao criar uma loja online pode comprometer tanto a operação, quanto o futuro do e-commerce. A ausência de planejamento pode dificultar a inserção do novo negócio no mercado e prejudicar a competitividade. Portanto, o primeiro passo antes de começar o seu negócio virtual é definir um plano de atuação.
 
Para quem vender?
 
Outra dificuldade é a segmentação do negócio: para quem você vai vender? Em qual nicho vai atuar? Todo o esforço de criar uma loja online pode se perder se o e-commerce não tiver foco. Isso porque a competição no mundo virtual é muito grande. Então, escolha um nicho para atuar e crie estratégias para se destacar da concorrência. 
 
Como divulgar?
 
Acreditar que o boca a boca é suficiente para divulgar um negócio online é outro equívoco. Aquela história de quem não é visto não é lembrado continua valendo para vendas pela internet. Principalmente porque o consumidor tem um mar de possibilidade a um clique. Por isso, criar uma loja online sem uma estratégia de divulgação pode dificultar as vendas. Uma dica é aproveitar o alcance das mídias sociais e ferramentas de busca para promover o seu negócio. 
 
Quem vai monitorar?
 
Um descuido muito comum entre os empreendedores inexperientes é não monitorar a loja virtual. Sem conhecer os principais dados do seu negócio, o vendedor não sabe quais melhorias pode implantar. Então, acompanhe os acessos ao site, o tempo de permanência e o abandono de carrinho, entre outras informações. Também é imprescindível monitorar o desempenho das publicações em mídias sociais.
 
Cuidados com a segurança
 
Imagine criar uma loja online, fazer diversas vendas, enviar os produtos e não receber o pagamento. A empolgação de vender pela internet muitaz vezes faz com que os empreendedores esqueçam dos cuidados com a segurança. Mas, existem soluções que ajudam a evitar fraudes no e-commerce e minimizar os prejuízos com golpes.
 
Como começar um negócio na internet
 
Todo negócio começa com uma ideia. O passo seguinte é essa intenção evoluir para um plano de negócio. Existem algumas ferramentas como o Canvas, que são voltadas para a estruturação de novos negócios. Aproveite recursos como este para analisar o seu mercado de atuação, identificar lacunas que possam ser preenchidas e dores que precisam ser resolvidas. Avalie a concorrência, crie suas estratégias de divulgação e defina o investimento em marketing. As questões operacionais, financeiras e jurídicas também já devem ser projetadas nesta fase inicial para simplificar a gestão do negócio.  
 
Criar uma loja online não demanda muita preocupação com espaço físico, localização, estacionamento para clientes, mas os cuidados com o ambiente virtual são muitos. Você nem precisa ter um site para vender pela internet, mas certamente vai precisar de um meio de pagamento. A vantagem é que existem várias soluções focadas em simplificar a sua rotina, como plataformas de e-commerce e intermediadores de pagamento. Busque as soluções mais conceituadas no mercado e escolha e que melhor se encaixa no seu modelo de negócio.
 
3 soluções para lojas virtuais que você precisa conhecer
 
1. Plataforma de e-commerce
 
Existem plataformas especializadas na criação de lojas virtuais, com recursos que facilitam a gestão e permitem a customização de páginas para atrair os consumidores e aumentar as vendas.
 
2. Meio de pagamento online
 
Um sistema de pagamento online permite que você aceite cartões de crédito e ofereça condições de parcelamento com apenas um contrato. Contratar diversas soluções como gateway, antifraude e várias bandeiras de cartão de crédito em um único contrato simplifica muito a rotina do empreendedor.
 
3. Fornecedores de segurança
 
A indústria de cartões de crédito exige certificações de segurança, como o PCI Compliance, por exemplo. Portanto, se você optar por desenvolver sua própria plataforma de vendas vai precisar contratar soluções voltadas para a segurança.   
 
Se você ainda tem dúvidas sobre como criar uma loja online continue acompanhando nossos posts.
 

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se