Notícias anteriores do PayPal

Tipos mais comuns de fraudes no e-commerce e como evitá-las
A ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, publicou dados do Mapa da Fraude, um estudo que analisa as tentativas de golpe em compras pela internet. De acordo com a pesquisa, a média nacional é de 4,4%. Isso significa que para cada R$ 100 gastos em e-commerces do Brasil, R$ 4,40 seriam resultante de tentativas de fraude. As regiões com a maior incidência de golpes são Norte (7,7%) e Nordeste (7,2%), seguidos pelo Centro-Oeste (5,7%). O Sul (2,5%) e o Sudeste (3,9%) obtiveram os menores índices de tentativas de fraudes no e-commerce.
 
O advogado Max Kolbe afirmou ao Jornal O Globo que o aumento das fraudes no e-commerce preocupa, principalmente os golpes aplicados via equipamentos mobile. O Mapa da Fraude constatou que as tentativas de golpe usando celulares e tablets já correspondem a 5,6% do total. Por isso, é primordial que as lojas virtuais priorizem a segurança das vendas. Fique atento os tipos mais comuns de tentativas feitas pelos cybercriminosos e saiba como evitá-las.
 
Fraudes no e-commerce: veja quais são as mais comuns
 
As fraudes realizadas na internet costumam assustar lojistas e clientes, mas não é preciso deixar de vender por falta de segurança. Atualmente existem maneiras seguras e fáceis de enviar e receber pagamentos. Portanto, para garantir a segurança das transações feitas pela internet é importante conhecer os principais tipos de golpe e como evitá-los. A Revista Época listou as três fraudes mais recorrentes, confira e saiba como se proteger.
 
1)Fraude deliberada - Esta é a mais comum e que causa vários danos aos lojistas, pois resulta em chargeback. Essa situação ocorre quando um golpista faz a comprausando os dados roubados, ou seja, sem o consentimento do titular do cartão de crédito. O vendedor envia o produto, mas essa aquisição não é reconhecida e o pagamento é cancelado. Para não amargar este tipo de prejuízo financeiro e evitar fraudes no e-commerce, escolha bem o meio de pagamento. 
 
2)Autofraude - Muito mais comum do que se imagina, este tipo de fraude ocorre quando o titular do cartão contesta a aquisição após fazer a compra. Para reprimir estas fraudes no e-commerce é fundamental solicitar a comprovação de entrega. Existem programas de proteção ao vendedor que auxiliam os lojistas a evitar perdas financeiras. 
 
3)Phishings - A palavra phishings significa pescaria em inglês. Nesse caso, o golpe consiste em "pescar" informações por meio de mensagens falsas. Os golpistas usam iscas virtuais para capturar dados e aplicar fraudes no e-commerce. Para evitar essa situação, os lojistas podem promover medidas educativas, orientando seus clientes sobre o preenchimento de cadastros, abertura de e-mail e cliques em links. 
 
3 dicas para evitar fraudes no e-commerce
 
Um fator essencial para evitar fraudes no e-commerce é escolher uma forma de pagamento segura. Já publicamos aqui no blog um post específico sobre como definir o melhor meio de pagamento online para o seu negócio. O intermediador é uma excelente opção, principalmente se escolher dentre os mais conhecidos no mercado, como o PayPal, reconhecido mundialmente. Além de fazer a gestão de pagamentos, esse recurso também traz a segurança dos dados por meio de rigorosos sistemas de criptografia. 
 
O presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina (ABCcomm/SC), Cristiano Chaussard, reforça a importância de as lojas virtuais seguirem os protocolos de segurança para evitar fraudes no e-commerce. Confira as dicas abaixo e certifique-se de que a sua loja atende todas essas orientações.
 
1) Site confiável - Para que o seu e-commerce seja confiável ele precisa ser criptografado. Isso significa que as informações cadastrais e dados bancários do cliente serão preservados. Preocupados com a segurança, muitos clientes ficam atentos ao endereço do site, para certificar a presença do símbolo do cadeado e o "https". A ausência desses itens pode causar o abandono de carrinho e o cliente não finalizar a compra, então fique atento. 
 
2) Tecnologia reconhecida -  Para evitar fraudes no e-commerce é fundamental escolher tecnologias já reconhecidas pelo mercado. O PayPal, por exemplo tem mais de 200 milhões de contas ativas, dentre elas grandes empreendimentos como a companhia aérea Gol, a rede de lojas PontoFrio e o site de roupas e acessórios multimarca Privalia, dentre outros. O melhor de tudo é que esse intermediador de pagamento está preparado para vários tamanhos e formatos de e-commerce e loja virtual.
 
3) Sistemas antifraude - Atualmente já existem bancos de dados de fraudadores, semelhante aos cadastros de proteção ao crédito. Mas, além disso você também pode analisar o padrão de compra dos seus clientes. Quando o pedido fugir dos parâmetros, vale aplicar medidas de segurança. Por exemplo, um pedido de muitos produtos ou com um ticket muito alto pode representar risco. 
 
O meio de pagamento do seu e-commerce segue essas medidas de segurança? Compartilhe conosco a sua experiência no espaço destinado aos comentários deste post.

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se