Causa que Amamos: Waves For Water
22 Mar 2016
O ano era 2009. A ideia, muito simples. Surfistas e viajantes embarcavam levando na bagagem filtros purificadores que seriam distribuídos em comunidades com difícil acesso à água potável. Esse projeto, o Clean Water Couriers, foi o embrião de um dos mais inovadores programas sociais de fornecimento de água potável no mundo, o Waves For Water – ou, simplesmente, W4W.
O que começou como uma espécie de rede de amigos ganhou o planeta, estabeleceu parcerias, conquistou colaboradores e, hoje, já garantiu o acesso a água potável para cerca de 8 milhões de pessoas em mais de 27 países – entre eles Serra Leoa, Afeganistão, Nicarágua, Haiti, Índia, Brasil e Colômbia.
Além da ação de deu origem à W4W, a instituição coordena e executa forças-tarefa em grande escala em locais assolados por desastres naturais, como terremotos e tsunamis, como os que aconteceram no Nepal, nas Filipinas e no Haiti, por exemplo. 
 
Jon Rose durante os trabalhos da Waves For Water, que atua em locais sem acesso à água pura e regiões assoladas por desastres naturais.
 
No Brasil, atualmente está em curso uma campanha para ajudar as pessoas afetadas pelo desastre no Rio Doce. Ocasionado pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015, em Mariana (MG), o desastre ambiental contaminou com metais pesados as águas do Rio Doce, acabando com a fauna e a flora e deixando milhares de pessoas sem acesso à água potável.
A iniciativa do W4W na região de Mariana, que tem o apoio do Doe com PayPal, visa  criar estações de água na região, instalando vários filtros em grandes tanques para garantir que a água dos caminhões-pipa e de outros poços fique purificada. A W4W implementa essas estações em lugares estratégicos – como escolas e igrejas - ao redor de Governador Valadares e Colatina. E com sua ajuda continuará ajudando as regiões mais afetadas ao longo do Rio Doce!
 
Ação da W4W em São Paulo (esquerda); e estação de água implantada na região atingida pelo desastre ambiental de Mariana.
 
 
Por trás dessa onda do bem que vem melhorando a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta, está o ex-surfista profissional Jon Rose, criador do W4W. E nesse Dia Mundial da Água, o Blog PayPal Brasil traz uma conversa especial com ele sobre inspirações, parcerias e o seu projeto -- talvez a onda mais perfeita da sua vida. 
A ORIGEM
“Eu estava em um barco na costa da ilha de Sumatra durante uma viagem de surfe em setembro de 2009, quando senti um pequeno tremor. Não tinha como saber na hora, mas um terremoto de 7,6 graus havia destruído a cidade vizinha de Padang, deixando mais de mil mortos e 100 mil desabrigados. Quando cheguei na costa, vi a cidade devastada. Por acaso, eu estava a caminho de Bali para entregar 10 filtros d’água para o que seria a primeira missão da Waves For Water. Mas, depois de ver a tragédia que assolou Sumatra, entreguei os filtros à equipe de resgate em Padang para ajudar a quem mais precisava de água pura. Foi assim que começou a Waves For Water.”
Jon Rose mostra o resultado da purificação da água pelos filtros da W4W.
INSPIRAÇÃO DE PAI PARA FILHO
“Sempre tive certa preocupação social, embora meu estilo de vida como surfista profissional fosse bastante egoísta. Quando meu pai se envolveu com a causa da água, eu o apoiei. Vi o que ele realizava com a Rain Catcher, a organização que fundou, e achei aquilo incrível. Ele fez projetos na África, desenvolvendo maneiras simples de coletar água da chuva e ensinando as pessoas como fazer para que não tivessem que caminhar por quilômetros até um lago.
Cerca de seis anos mais tarde, quando buscava uma atividade após encerrar minha carreira de surfista, pensei: ‘Posso fazer isso também’. Tinha presenciado essa necessidade em todos os lugares nos quais havia surfado. A Waves For Water nasceu da constatação de que eu poderia ir a todos os lugares que eu conheci através do surf e ajudar. Se eu ajudasse apenas os lugares que conheci, teria trabalho para o resto da vida. Isso me parecia um plano simples. Mas o projeto se transformou numa força-tarefa para fornecer ajuda de emergência, nem sempre como resposta a um desastre, como um terremoto, mas em lugares em que o desastre é diário. Denominamos isso de humanitarismo de guerrilha.”
 
Os filtros da W4W podem purificar até 3 milhões de litros de água.
 
OS FILTROS DO W4W
“O filtro MVP custa 50 dólares, e este é o método mais rápido, fácil e barato de fornecer água potável às pessoas. Ele pode funcionar até 5 anos e filtrar até 3 milhões de litros de água. Já distribuímos mais de 150 mil filtros em 27 países, garantindo água potável para aproximadamente 8 milhões de pessoas."
PARCERIAS E DOAÇÕES
Nosso foco é criar e executar os melhores programas de campo possíveis. Para isso, fazemos parcerias com outras organizações, empresas ou pessoas que saibam de uma necessidade em específico e, tendo recursos para alocar, nos financiem para desenvolvermos programas que resolvam o problema.
Quanto aos nossos programas de ajuda de emergência, é a Mãe Natureza que decide onde vamos trabalhar. Já fizemos parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações governamentais para fornecer soluções em grande escala, bem como com organizações menores, invariavelmente criando soluções adaptadas aos projetos em específico. Sempre somos o parceiro que implementa os projetos, garantindo que a tecnologia disponível e o conhecimento necessário para manuseá-la cheguem às mãos das pessoas que precisam.” 
 
"Mais do que um parceiro, o PayPal é uma ponte entre problemas e pessoas que estão dispostas a resolvê-los."
 
Imagens de ação socioambiental do W4W durante o Rally dos Sertões.
ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO
“Uma vez que os programas já estão desenvolvidos, nós os implementamos localmente com a ajuda de pessoas que participam em suas respectivas comunidades e assumem papel de liderança dos projetos. Acreditamos em desenvolver e fortalecer redes locais e, de fato, ajudamos voluntários, líderes comunitários e até mesmo pessoas comuns que são diariamente afetados pelo problema para que usem seus talentos, suas habilidades e seu esforço pessoal. Esse processo permite que consigamos realmente nos conectar com as comunidades, estabelecer uma relação de confiança e proporcionar um alto grau de atenção e cuidado individuais para todos nossos projetos.” 
AJUDE VOCÊ TAMBÉM!
Visite a página do Waves For Water no portal Doe com Paypal e faça sua colaboração. Você também pode acessar a página do projeto Rio Doce Pede Água Doce, conhecer mais sobre essa ação e contribuir.
Para saber mais

Acesse aqui o histórico de notícias do PayPal. 

 

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se