Blog

Dia da Terra: muitos desafios em busca de soluções

por Lucas Medola, CFO do PayPal Latam

 

Este ano marca o 50º aniversário do Dia da Terra. E, apesar da Covid-19, o 22 de abril é uma data para ser celebrada e uma oportunidade de iluminar as ameaças e os desafios que nosso planeta enfrenta.

Continuaremos reconhecendo e apoiando nossos líderes políticos, profissionais da área médica, socorristas e pessoas comuns ao tomarem medidas sem precedentes para controlar o surto de vírus, mas também devemos olhar para o futuro para que possamos viver num planeta saudável e próspero.

Em 1970, um movimento popular de cidadãos americanos se formou com o objetivo de proteger a saúde pública e o meio ambiente da ameaça da poluição. As medidas das quais os americanos continuam a se beneficiar incluem proteção e preservação do ar, da água e da terra. E o Dia da Terra se tornou uma data global, quando milhões de pessoas reconhecem a importância de proteger nossos preciosos ecossistemas naturais.

Hoje enfrentamos questões ambientais globais urgentes, sendo a mudança climática a principal delas. Assim como a pandemia da Covid-19, as mudanças climáticas não têm fronteiras e estão fora do controle de qualquer governo ou organização. Além disso, ambos os desafios exigem uma resposta global e ação coordenada de todos para proteger aqueles que, entre nós, são mais vulneráveis. Enquanto nos esforçamos como comunidade global para combater uma ameaça aguda, não devemos nos esquecer dos desafios crônicos que ainda exigem soluções.

Saúde financeira e segurança estão no centro de todo o trabalho que fazemos no PayPal. Consideramos isso um direito fundamental e acreditamos que é essencial para a resiliência de indivíduos, organizações e comunidades afetadas pelas mudanças climáticas. Os efeitos desestabilizadores dessas mudanças, incluindo tempestades, secas e ondas de calor cada vez mais frequentes e severas, oferecem muito mais riscos aos menos favorecidos financeiramente.

Por isso, estamos cumprindo nosso compromisso de estabelecer uma meta baseada na ciência para emissões de gases do efeito estufa, em alinhamento com o Acordo Climático de Paris. Estabelecemos a meta de atingir 100% de energia renovável para nossas operações de data center até 2023 e pretendemos cumpri-la. No ano passado, aumentamos nossa energia renovável em 16 pontos percentuais, atingindo 65%. Também estamos analisando oportunidades para mobilizar nossa plataforma de pagamentos para apoiar uma transição equitativa para uma economia neutra em termos de clima. Nossa tecnologia pode fornecer remessas e doações para comunidades impactadas por incêndios, inundações e outros desastres climáticos extremos, e acelerar o desenvolvimento de mercados para projetos de remoção de carbono. Por meio de nossa plataforma e tecnologia, podemos oferecer soluções inovadoras de pagamento que combatem as causas e consequências de um planeta em aquecimento.

Há indicações precoces de que as medidas mundiais de distanciamento social sem precedentes, implementadas em todo o mundo para conter a disseminação da Covid-19, tiveram a consequência não intencional de gerar um grande declínio nas emissões globais de gases do efeito estufa. Obviamente, desligar a economia global não é uma solução viável para as mudanças climáticas. Mas, para o bem ou para o mal, muitos de nós fomos forçados a se adaptar a um mundo virtual.

Muitos de nós aprendemos a trabalhar em casa com sucesso e nos tornamos adeptos do uso de ferramentas de colaboração remota para reuniões com colegas e parceiros de negócios, na mesma cidade ou do outro lado do mundo. E, enquanto a pandemia da Covid-19 nos forçou a trabalhar e viver de forma diferente, também mostrou que temos a oportunidade de fazer mudanças mais permanentes que beneficiem o clima – por exemplo, mais reuniões virtuais, menos viagens de negócios, limites naturais e flexíveis entre trabalho e casa.

O futuro é incerto, mas, quando o mundo começar a emergir do que todos esperamos ser os piores dias desta pandemia, estaremos mais preparados do que nunca para responder a outros desafios globais. Saberemos que somos capazes de coordenar questões além-fronteiras. E reconheceremos que nossas ações individuais são críticas para a solução coletiva dessas questões climáticas.

Neste Dia da Terra, vemos que muitos têm encontrando novas oportunidades de se conectar com o mundo. Estamos encontrando novas inspirações no nosso dia a dia. E enquanto esperamos e nos preparamos para o retorno à normalidade, devemos fazê-lo com o conhecimento e a confiança de que, juntos, podemos resolver grandes problemas sociais em benefício de todos, especialmente dos mais vulneráveis.

Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se