Blog

Alex Picos fala sobre IA, machine learning e a revolução tech

Alex Picos é vice-presidente de Serviços de Dados Corporativos do PayPal e lidera uma equipe multifuncional responsável por refinar e expandir a estratégia de transformação da informação e construir uma plataforma global de bigdata que atenda às necessidades de todas as áreas da companhia.

Com mais de 20 anos de experiência, parte deles passados na IBM, Santander (no escritório dos EUA), Citibank, Fannie Mae e Unisys, o executivo global, que já morou quatro anos no Brasil, sempre esteve à frente de revoluções tecnológicas. E assistiu, de perto, a diversas mudanças de comportamento dos consumidores no decorrer das últimas décadas.
 
Dentre os conhecimentos de Alex, destaque para serviços financeiros, estruturas de governança, plataformas de consumo, modelos de negócios e análises estratégicas. Suas iniciativas bem-sucedidas nos setores de tecnologia e telecomunicações o tornaram referência no mercado e o levaram a ser um dos mais celebrados e concorridos palestrantes. 
 
Ele é bacharel em Engenharia da Computação, Summa Cum Laude pela USB (Universidad Simon Bolivar) e tem MBA pela IESA (Instituto de Estudios Superiores de Administracion) e pela Cornell University.
 
Para Alex, informação é tudo. “Precisamos entendê-la para criar produtos e serviços realmente inovadores e que tragam valor para o cliente.” Alex defende também que é necessário explicar às pessoas como a Inteligência Artificial e o machine learning podem contribuir para uma vida melhor e o quanto essas duas tecnologias podem ajudá-las em tudo o que quiserem fazer – respeitando, claro, sua privacidade.
 
O executivo esteve no Brasil para uma visita aos escritórios do PayPal em São Paulo e também para acompanhar mais uma etapa da parceria que a companhia fechou com o Itaú. E falou com a equipe de Comunicação do PayPal Brasil. 
 
A seguir, os melhores momentos da conversa: 

Como você enxerga o avanço da Inteligência Artificial e do machine mearning nas sociedades em desenvolvimento e nos mercados emergentes?
Sou apaixonado por esses dois campos do conhecimento e há mais de 30 anos acompanho esses temas. O poder de computação que temos hoje possibilita que essas duas tecnologias atinjam um potencial fabuloso. O que vemos hoje é o mundo virtual nos cercando de tal forma que, às vezes, deixamos de perceber que trocamos o físico pelo digital. E o futuro será, cada vez mais, repleto de IA e machine learning. É uma nova revolução industrial. Não é questão de “se” vai acontecer. Já está acontecendo. Mas creio que ainda estamos fazendo um trabalho muito pobre no que diz respeito a explicar o impacto dessas tecnologias na realidade das pessoas. Elas não entendem o que significam. E, mais do que isso, não entendem como essas tecnologias podem melhorar a sua vida, podem democratizar o acesso a uma série de serviços, incluindo os financeiros, que são o nosso core business. Não imagino, claro, que todas as pessoas possam se tornar “data scientists”, mas não podemos fingir que não há uma diferença enorme entre países como o Brasil e as nações que perceberam a necessidade de dominar esses dois campos do conhecimento. É o que está acontecendo, particularmente, na Ásia. Em países emergentes, o que mais ouvimos entre pais de alunos é que os currículos das escolas de seus filhos não mudam na velocidade das tecnologias. O ensino de matemática é o mesmo há 50 anos! Esse atraso tem um preço. E o que vamos fazer para resolver isso? Precisamos informar as pessoas, fazê-las entender que o futuro da tecnologia, via IA e machine learning, vai tornar suas vidas mais fáceis e ricas, e seu tempo mais valioso. Vou dar um exemplo prático: hoje, graças à tecnologia, uma pessoa sem experiência no mercado de aplicações financeiras pode ter um portfólio de investimentos baseado em IA. Antes, esse tipo de opção era para grupos muito reduzidos, com milhões para investir. Atualmente, graças à capacidade de computação e à IA aplicada à big data, qualquer um pode investir o valor que quiser online, via smartphone. Esse tipo de tecnologia muda dramaticamente a vida de uma pessoa e é um ativo fundamental para o crescimento de qualquer país.

Como estar um passo à frente da fraude em um momento em que praticamente tudo está online? Muita gente ainda tem medo de comprar online. O que fazer para que se sintam mais à vontade?
Inteligência Artificial é a chave disso também. Até porque estamos vivendo um momento em que, finalmente, a privacidade das pessoas está sendo discutida. E é excelente ver que o Brasil já conta com uma ótima lei de proteção de dados (LGPD) – algo ainda raro no mundo. Isso, para o PayPal, é uma questão essencial. Proteger as pessoas quando estão transacionando no mundo virtual, sem que conheçam as partes envolvidas, é prioridade do processo. E respeitando a privacidade dessas pessoas. Uma boa parte do combate à fraude depende exatamente da habilidade de entender o indivíduo como pessoa. E criar, baseado nos dados que ela nos permite acessar, um sistema que entenda seu comportamento. Tudo isso são camadas e mais camadas de informação para que os sistemas de IA possam aprender e criar padrões de resposta. Esse é um desafio muito interessante para empresas como o PayPal. 

Acha que o advento das fintechs foi um fator decisivo para que o setor bancário entendesse que era preciso dar um passo além no rumo dos desbancarizados? Em que aspectos?
A realidade é que a distribuição física de alguns setores, não apenas o bancário, está em transformação. Quando você olha para economias mais avançadas, o que está acontecendo com o setor de imóveis e de shoppings, por exemplo? Eles estão diminuindo, esses centros de compras estão fechando, se reorganizando, o número de shoppings vem caindo nos últimos anos. Isso é sintoma de uma mudança de comportamento das pessoas. Como interagem, como compram, como moram. Isso afeta, evidentemente, a maneira como as pessoas se relacionam com os serviços financeiros. E os bancos têm uma missão dupla, desde que essa mudança de comportamento se iniciou: o que fazer com suas agências físicas, que passaram a não atender mais as necessidades dos clientes; e como se tornar relevantes no ambiente virtual/digital. Sob esse ponto de vista, as fintechs têm um papel importantíssimo porque podem investir em inovação de uma forma muito mais orgânica, sem as preocupações de uma empresa tradicional. Elas podem se dedicar totalmente a novas tecnologias e disrupções. Isso colocou uma pressão enorme sobre os bancos. Em qualquer mercado há quem ganha e há quem perde. E as fintechs estão crescendo muito rápido, principalmente em mercados emergentes, especialmente no Brasil. E chamam cada vez mais atenção de fundos de capital importantes do Vale do Silício. Esse é um cenário muito interessante, porque as fintechs passaram a ser também uma opção para todo o mercado, não apenas para os desbancarizados ou aqueles com parco acesso a serviços financeiros. E nós, do PayPal, podemos nos considerar duplamente abençoados, já que temos a oportunidade de criar parcerias com todos os players desse mercado e, como a fintech mais antiga do mundo, também desenvolver uma série de produtos e serviços dedicados a essa população.

Qual a melhor maneira de integrar as mais de 1,7 bilhão de pessoas que não têm conta em banco ou cartão de crédito?
Fico orgulhoso de ser uma das primeiras pessoas a falar sobre esse assunto nos foros regionais da indústria. Há mais de 20 anos, já comentava o assunto em reuniões da Febraban, aqui no Brasil, e também em outras entidades da região. E venho dando palestras a respeito da necessidade e o grande valor de incluirmos essa massa de gente na economia, tanto em seus países de residência como em seus países de origem (no caso dos imigrantes). No Brasil, temos alguns esforços que valem menção global, como a dos correspondentes bancários, que funcionam como agentes bancários em diversos formatos de varejo, mas a verdade é que precisamos investir mais recursos e mais tecnologia nessa área. É incrível que a indústria financeira ainda não tenha conseguido globalizar essas soluções, com modelos provados de serviço e de boa rentabilidade.   

Como a parceria do PayPal com o Itaú pode ajudar na democratização dos serviços financeiros?
A parceria é uma das mais significativas do PayPal em mercados emergentes. O Itaú é um dos poucos bancos de patamar global que tem capacidade de criar tecnologias com essa missão: promover acesso a populações que necessitam de serviços financeiros. O PayPal não poderia contar com um parceiro melhor, pois o Itaú tem uma imensa capacidade de execução e os mecanismos de controle necessários para a criação desses serviços. É preciso lembrar que o smartphone, que é a tecnologia que nos permite ter acesso a esse mundo financeiro, é bastante recente. Mobile e blockchain, por exemplo, são revoluções, mas ainda pouco compreendidas por uma parcela grande de pessoas. E é preciso reunir forças, como estamos fazendo, para ter êxito nesse objetivo. O que mais me anima com essa parceria é o leque de oportunidades que ela cria para que possamos desenvolver uma série de novas tecnologias e sistemas para fortalecer a plataforma – seja do ponto de vista da proteção de dados, da segurança do acesso ou de Compliance para os chamados serviços mais líquidos, mais inovadores. Além disso, PayPal e Itaú são duas empresas que investem, maciçamente, em tecnologias baseadas em IA e machine learning – e estas são áreas que demandam muito no nosso setor de atuação. Isso é fundamental para que os serviços sejam cada vez mais inteligentes e tornem o dia a dia dos consumidores/clientes mais fácil e seguro. 

Sabemos que o futuro é mobile, mas muitas empresas ainda não estão preparadas (sites não responsivos ou que não funcionam adequadamente na telinha do smartphone). O quanto esse despreparo pode impactar?
O Brasil liderou, na região, desde a abertura de seu setor de telecomunicações, o salto para as tecnologias móveis. Foi um dos primeiros lugares do mundo a entender que era possível pular para tecnologias avançadas mais massificantes, sem ter de passar por todas as etapas evolutivas desse mercado. Essas tecnologias móveis são muito mais rápidas de se desenvolver e têm uma capacidade de capilarização gigantesca. Porém, é preciso entender que, para uma empresa que depende do chamado mundo físico se tornar mobile first (ou mobile only), é preciso uma infraestrutura de distribuição muito eficiente para transformar a cadeia de valor. Então, se seu negócio fica em um lugar em que a logística e os serviços de entrega funcionam, a sua capacidade de migrar para o mobile é muito maior. Outro ponto fundamental: combate à fraude. Porque prevenção de fraude, tecnologicamente falando, é um negócio global; mas o combate aos fraudadores é uma questão local. Então, a eficiência da infraestrutura de segurança do país faz muita diferença. Porque um índice baixo de risco traz valor de verdade a um mercado. E um terceiro ponto é o custo de acesso à banda larga. No mundo inteiro, as economias que mais crescem são as que têm uma infraestrutura de banda larga consolidada e de baixo custo para os usuários. Isso cria um cenário perfeito para que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa desenvolver seu e-commerce ou criar um canal de comunicação direta. E essa democratização é um fator fundamental para que a economia mobile only possa crescer de forma sustentável. É preciso lembrar que os brasileiros são extremamente sociáveis, estão sempre no Top 3 dos que mais interagem via redes sociais. São ávidos por tecnologia. Tenho certeza de que a Lei de Moore fará seu trabalho aqui também, com preços de serviços de telecomunicação cada vez mais baixos e tecnologias cada vez melhores e mais acessíveis.

Nesse aspecto, pode-se dizer que o 5G será uma revolução das telecomunicações, mesmo em países com questões de infraestrutura ainda a serem resolvidas, como o Brasil?
Será absolutamente crítico em diversas áreas, com certeza. A quantidade de serviços que poderão ser ofertados graças à velocidade do 5G é algo que nunca vimos antes. Gosto de me lembrar que, há alguns anos, havia gente na indústria que dizia: “Mas quem vai precisar realmente de 10Mbps de conexão?”. Pois hoje não vivemos mais sem 100Mbps de conexão na internet de casa. Esse mercado é assim! Quanto mais largura de banda, melhor. Mas estamos falando, também, de protocolo de conexão, e o 5G traz benefícios muito importantes para as comunidades rurais, por exemplo. Porque, na Avenida Paulista, estamos em pé de igualdade de conexão com os países mais avançados do mundo. Mas essa cobertura não é a mesma em todos os lugares. Em países territorialmente extensos, como o Brasil e a Austrália, se você se afasta dos centros populacionais e dos centros de distribuição do sinal de telefonia móvel, o serviço se torna mais e mais difícil. Tenho certeza de que, com o 5G, além de muito mais velocidade, teremos uma cobertura muito mais eficiente. 

Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se