Últimas notícias

12 dicas para permanecer produtivo e continuar vendendo em tempos de Covid-19
Novos desafios também podem significar novas oportunidades. Agora é hora de ser criativo, encontrar novos canais de vendas e se dedicar a modelos de negócio alternativos.

Todos nos sentimos um tanto desmotivados em algum momento do atual cenário. Muitas portas se fecharam; as vendas caíram; o ritmo mudou.

Mas novos desafios também podem significar novas oportunidades. Agora é hora de ser criativo, encontrar novos canais de vendas e se dedicar a modelos de negócio alternativos. Isso vai ajudá-lo a proteger seus resultados e manter seus clientes envolvidos.

Pense em como o comportamento dos clientes mudou nestas poucas semanas. Eles provavelmente desejam comprar itens online, e estão gastando muito mais tempo em casa do que antes, o que significa que precisam de mais (e novas) maneiras para se divertir.

Além disso, estão muito mais preocupados com questões ligadas à higiene. E mais focados na compra de itens essenciais e não essenciais.

A seguir, algumas ideias para que você possa atender seus clientes onde quer que eles estejam e continue fazendo bons negócios enquanto enfrenta a pandemia da Covid-19.

 

1. Atualize seu site.

Adicione mensagens ao seu site, informando a seus clientes quais medidas sua empresa tomou para ajudar a conter a disseminação da Covid-19. Se seu negócio físico é capaz de receber pedidos online ou por telefone, exiba essas informações claramente em sua página inicial.

Se fechou suas portas temporariamente, inclua um formulário para que os visitantes possam enviar o endereço de e-mail e ser notificados quando você voltar a operar. E, se estiver executando uma campanha para ajudar sua comunidade local, verifique se seus clientes sabem disso.

 

2. Ofereça entregas em domicílio.

Se você puder (e se for permitido pelas leis locais), considere utilizar seus funcionários para entregar, em domicílio, os itens comprados online em sua loja. Para o setor de restaurantes, por exemplo, esta foi uma mudança bastante lógica, pois bastou direcionar a equipe de garçons para levar os pedidos à casa dos clientes.

 

3. Invista em pagamentos contactless, como QR Code e NFC.

Para uma verdadeira experiência sem contato de ponta a ponta, tente usar a tecnologia NFC ou código QR. No segundo caso, você pode imprimir um código e afixá-lo em sua loja (ou mesmo nas embalagens), para que as pessoas possam pagar pelos produtos comprados sem precisar tocar em nada.

 

4. Agregue novos produtos ou serviços a sua lista de itens.

A mudança das necessidades dos clientes pode apresentar uma oportunidade para alterar seu mix de produtos ou agregar novos produtos ao seu cardápio.

Por exemplo: o distanciamento social está levando mais pessoas a cozinhar em casa, portanto, restaurantes e empresas de catering podem considerar a criação de refeições semipreparadas ou kits para refeições rápidas – que podem ser entregues em casa ou retiradas pelos clientes.

 

5. Venda cartões-presente.

Quase toda empresa pode adicionar cartões-presente a sua linha de produtos. Eles podem fornecer uma fonte imediata de dinheiro e, ao mesmo tempo, criar oportunidades futuras para atender os clientes.

 

6. Divulgue seu conhecimento e seja pago por isso.

Se você é um especialista de seu setor – ou um entusiasta de um tópico em particular –, tente criar aulas em vídeo e vendê-las online.

 

7. Faça transmissões ao vivo.

Há muitos profissionais se utilizando desses serviços. Personal trainers estão desenvolvendo programas de condicionamento físico individuais e sessões de treinamento individuais em vídeo. Também consultores estão se reunindo online com seus clientes. Dentistas e médicos de cuidados primários vêm atendendo por meio de aplicativos como Skype, Zoom e FaceTime.

É um meio de comunicação poderoso. Será que esse tipo de serviço também funciona para você?

 

8. Ajude seus representantes de vendas a vender usando uma plataforma digital.

Experimente plataformas digitais, como o WeChat, por exemplo, para envolver seus clientes virtualmente. Uma empresa de cosméticos na China, por exemplo, foi forçada a fechar 40% de suas lojas durante a crise. A saída foi deslocar seus mais de 100 consultores de beleza para uma plataforma digital, para envolver os clientes virtualmente e impulsionar as vendas online.

 

9. Faça de seus funcionários porta-vozes da sua empresa.

Com as pessoas em casa, as mídias sociais se tornaram ainda mais centrais do que têm sido. Peça a seus funcionários para promover seus negócios por meio de suas redes sociais (como o Facebook, Instagram etc.). E apoie essa ação com descontos para "amigos e familiares" – que eles possam compartilhar.

 

10. Ofereça a seus clientes um incentivo para que continuem comprando.

Agora é hora de usar a lista de e-mails que você tabulou no decorrer da vida da sua empresa. Ofereça descontos a seus clientes. Peça também a eles que promovam seus negócios, dando-lhes bônus ou incentivos para indicar novos clientes, por exemplo.

 

11. Apoie sua comunidade.

Assuma um papel ativo, ajudando outras empresas e indivíduos em sua comunidade – seja por meio dos seus negócios, seja no seu tempo livre. Lembre-se de que os vizinhos que você apoia hoje podem se tornar novos clientes e ajudá-lo mais tarde.

Falando em comunidade, verifique se você está conectado com outras empresas da região em que você atua. Este é um canal importante para dividir informações e há diversos aplicativos que permitem esse tipo de interação.

 

12. Antecipe necessidades em constante mudança.

Lembre-se de que as questões enfrentadas por seus clientes hoje podem mudar completamente daqui a um mês. Tente prever quais podem ser essas novas necessidades e, em seguida, configure os processos de sua empresa para atendê-las à medida que elas acontecem.

Enxergue os desafios como uma oportunidade não apenas para manter seus clientes envolvidos, mas também para inovar em seus Negócios. Talvez seja o caso de repensar seu modelo de negócio, seus canais de vendas e/ou linhas de produtos.

Fique seguro e continue inovando, pois nós vamos sair desta crise ainda mais fortes. E fale conosco sempre que precisar de ajuda.

 

O conteúdo deste artigo tem fins meramente informativos. Você sempre deve obter consultoria comercial, tributária, financeira e jurídica independente antes de tomar qualquer decisão comercial.
Pense em como o comportamento dos clientes mudou nestas poucas semanas. Eles provavelmente desejam comprar itens online, e estão gastando muito mais tempo em casa do que antes, o que significa que precisam de mais (e novas) maneiras para se divertir
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se