Últimas notícias

Jornada de compra: o que é e como ela pode impactar os seus negócios
Conheça os quatro passos que levam um potencial cliente a tomar a decisão de adquirir um produto ou serviço -- e esteja pronto para oferecer a melhor experiência.

A jornada de compra é o caminho que um potencial consumidor percorre para adquirir um produto ou serviço. A ideia foi criada pelo australiano Hugh Macfarlane, após realizar diversas pesquisas de mercado e análises de comportamento dos consumidores, identificando, assim, os fatores que influenciam diretamente a conversão de vendas.

O conceito recebeu o nome de jornada porque ninguém acorda um belo dia e, do nada, resolve fazer compras. Todos nós passamos por um processo de tomada de decisão e, justamente por isso, é de fundamental importância entender o trajeto que os clientes fazem até chegar a uma loja – seja ela virtual ou física. Por isso, o PayPal elencou, de forma resumida, os principais pilares desse conceito, para ajudar você a conquistar clientes para o seu negócio.

 

As etapas da jornada de compra

Segundo Macfarlane, a jornada de compra se divide em 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta

Nesta etapa inicial, o cliente ainda não sabe que existe uma necessidade. Por exemplo, imagine que alguém está sentindo dor nos pés e quer saber como aliviar o desconforto. É o momento em que o consumidor procura por informações para entender o que pode estar causando o problema – trata-se de uma questão relacionada à saúde, o resultado de caminhar muito ou ele precisa comprar sapatos novos?

  1. Reconhecimento do problema

Após realizar algumas pesquisas e se questionar, o consumidor conclui que realmente existe uma necessidade. É nesta segunda etapa, por exemplo, que, depois de se certificar que não há nenhum problema de saúde, ele pensará: “Preciso comprar sapatos novos”.

  1. Consideração da solução

Após chegar à conclusão de que precisa adquirir um produto ou serviço, o cliente começa a pesquisar soluções e passa a procurar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade. No caso do nosso cliente imaginário, seria o momento de buscar por sapatos e descobrir quais os últimos lançamentos ou ofertas disponíveis. Também é nesta terceira etapa que o consumidor pode desistir de uma compra por não achá-la atrativa o suficiente, seja pelo preço ou pela dificuldade em encontrar o que procura.

  1. Decisão de compra

Por último, após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão, e a compra pode acontecer. É nesta quarta etapa que o cliente seleciona o produto e se decide a comprar o que precisa. Por isso, otimizar a experiência de compra é o melhor meio de aumentar as chances de o cliente finalizar a compra e sair feliz de sua loja (seja ela física ou online), com uma avaliação positiva da empresa.

 

Como a jornada de compra impacta nos negócios?

Entender a jornada de compra de seus consumidores ajuda uma empresa a identificar suas necessidades e em que momento eles compram seus produtos, o que contribui para a construção de um relacionamento positivo.

 

Como aprimorar a jornada de compra no meu site?

De acordo com o metaestudo Barilliance — atualizado em 2020 e que reúne centenas de pesquisas desde 2006 —, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%. Isso significa que, de 10 pessoas que chegam à penúltima etapa da compra online, 7 desistem. É um índice altíssimo, que o lojista precisa diminuir para aumentar vendas e, consequentemente, lucros. Mas, como fazer isso?

Uma das principais formas de aumentar essa taxa de conversão (e ver mais e mais  clientes fechando seus pedidos) é facilitar o processo final da compra. Com o checkout transparente do PayPal, o cliente é mantido na mesma página da compra na hora de concluir o pagamento. Isso faz com que a experiência se torne mais agradável e orgânica, já que é mais eficiente e evita o cenário de diversas janelas abertas no navegador.

A experiência de checkout transparente envolve a possibilidade de fazer pagamentos em uma única página e completar as informações automaticamente com dados previamente preenchidos, incluindo métodos de pagamento mais usados – são ferramentas que ajudam a diminuir o atrito no momento de fechar a compra, tanto para clientes online quanto offline.

Vale ressaltar que a boa experiência de checkout é potencializada pelas carteiras digitais, como a do PayPal, que ampliam formas de pagamento e adicionam conveniência, rapidez e segurança.

Conte com a tecnologia do PayPal para tornar seu processo de checkout mais simples, fácil e seguro para seus clientes.  Descubra como o PayPal pode ajudar o seu negócio clicando aqui.

---------------------------------------

Você sabia que os clientes compram mais quando o PayPal é oferecido como forma de pagamento? Clique aqui e confira!

Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se