Últimas notícias

PayPal apresenta dicas essenciais para fazer compras online em segurança
Elas valem para quem quer aproveitar a temporada de compras de fim de ano, mas devem ser seguidas sempre que você estiver navegando em busca de bons produtos e serviços.

A facilidade de se poder realizar uma compra confortavelmente em qualquer lugar e a partir de um simples dispositivo móvel, recebendo o produto desejado pouco tempo depois, fez com que esta se tornasse a opção preferida de cada vez mais pessoas ao longo dos tempos. Principalmente nestes dias de pandemia, home office, distanciamento social e álcool gel.

No entanto, antes de fazer compras online, deve-se ter em mente uma série de instruções para impedir que a experiência não se torne amarga por culpa de um cibercriminoso – e eles estão cada vez mais ousados. Por isso, o PayPal, maior plataforma de pagamentos eletrônicos do mundo, reuniu as dicas abaixo, essenciais para quem quer aproveitar a temporada de compras de fim de ano – mas que devem ser seguidas sempre.

 

Utilize uma conexão à internet segura e mantenha seus dispositivos atualizados

Se você quiser fazer um pagamento online ou se tiver de digitar qualquer tipo de informação pessoal em um site ou app, evite fazer isso em redes wi-fi públicas. Em vez disso, espere até chegar em casa e utilize sua rede particular.

Igualmente importante é garantir que o dispositivo que você vai utilizar para uma compra online tenha a versão mais recente de seu sistema operacional – e também do navegador. As empresas atualizam continuamente seus software para protegê-los de vulnerabilidades recentemente descobertas, bem como dos mais recentes vírus e malware.

 

Verifique o website e o vendedor

Este passo é tão fácil como fazer uma simples verificação num site de busca para saber mais sobre o vendedor e verificar se a URL está mesmo correta. Se começar com https e aparecer um cadeado à sua esquerda, significa que a loja online tem um certificado de segurança. Além disso, o aviso legal deve ser incluído no rodapé. Fique atento se às políticas de devolução e troca – se não estiverem claramente visíveis, desconfie.

Se você estiver em dúvida quanto à confiabilidade de um website ou de um produto, procure as opiniões de outros usuários. Um número significativo de comentários positivos pode significar mais segurança; porém, lembre-se de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Deve-se verificar sempre se se referem às características do produto em questão e se são de perfis de consumidores diferentes.

 

Escolha métodos de pagamento seguros, que facilitem o contato no pós-venda

Atualmente, existem muitos métodos de pagamento que podem ajudar o consumidor a recuperar seu  dinheiro em caso de fraude online. O PayPal, por exemplo, tem um Programa de Proteção ao Comprador que prevê reembolso do preço total do produto para além dos custos de envio originais pagos – no caso de o produto não ser recebido pelo comprador ou não corresponder ao que foi encomendado.

 

Verifique regularmente suas contas bancárias

O controle frequente das atividades em suas contas bancárias é uma das melhores maneiras de se prevenir de fraudes. Sempre que possível, dê uma checada nos seus saldos.

 

Tenha cuidado com mensagens ou e-mails de fontes desconhecidas

Se uma mensagem de texto (vindo de um app de conversas instantâneas) ou um e-mail requer uma ação urgente ou imediata, especialmente se vier de um remetente estranho ou desconhecido... muito cuidado. Pode ser phishing. Igualmente importante é não abrir anexos ou clicar em links de fontes desconhecidas, ainda que seja para "cancelar a subscrição" do remetente.

Mesmo que uma mensagem pareça vir de uma fonte de confiança, como um banco, por exemplo, você deve permanecer atento, tendo em conta que as instituições financeiras nunca pedem informações pessoais via e-mail ou mensagem de texto.

 

Fique atento às ofertas grandes demais

Cuidado com as chamadas “ofertas irresistíveis”, especialmente nas semanas que antecedem datas comemorativas de maneira geral. As pechinchas devem ser consistentes ou podem sair muito caras.

 

Use senhas fortes

Muitas pessoas reutilizam a mesma senha em diversos aplicativos, sites etc. E aquelas que não fazem isso tendem a manter de três a quatro para suas diferentes contas. É importante ter senhas que contenham uma grande variedade de letras, símbolos, e números. Uma senha simples é mais vulnerável a malware, phishing e roubo de identidade. Não utilize informações que possam ser encontradas em redes sociais, tais como o nome do animal de estimação, dos filhos, da data de nascimento ou da equipe de futebol favorita.

Como você bem sabe, presentes são sempre bem-vindos – principalmente quando somos obrigados a estar afastados de quem mais amamos. Não importa onde ou o que comprar, seguindo estas dicas, você terá os melhores produtos com os melhores preços e estará sempre presente.

O PayPal tem um Programa de Proteção ao Comprador que prevê reembolso do preço total do produto para além dos custos de envio originais pagos – no caso de o produto não ser recebido pelo comprador ou não corresponder ao que foi encomendado
Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se