PayPal Sessions: como a Inciclo empodera mulheres e protege o meio ambiente
04 Out 2021
Por PayPal Brasil

Na quarta edição do PayPal Sessions, série de conversas com empresários e empresárias clientes da nossa plataforma, Tânia Magalhães, Head de Comunicação do PayPal para a América Latina, entrevista Mariana Betioli, fundadora da Inciclo, empresa brasileira especialista em produtos menstruais.

O vídeo faz parte da websérie que, além de conhecer o dia a dia dessas pessoas, procura entender os desafios de ser empreendedor no Brasil e compartilhar histórias inspiradoras.

A Inciclo é uma empresa voltada para melhorar a relação entre as mulheres, seus ciclos menstruais e o planeta. Além de criar soluções que promovem conforto e segurança durante o período menstrual, a marca oferece produtos totalmente ecológicos e reutilizáveis.

A empresa assistiu a uma enorme procura por suas soluções durante a pandemia, com muitas mulheres optando por adotar coletores e calcinhas menstruais durante o isolamento social. Com isso, registrou crescimento de 156% em 2020, o que permitiu contratar 50 funcionários e abrir 600 pontos de revenda.

Na conversa que tivemos, Mariana contou sobre a adoção do e-commerce como solução de negócios e como a empresa trabalha para diminuir o tabu acerca do tema menstruação no Brasil. Abaixo, separamos alguns trechos do bate-papo, que está na íntegra no vídeo acima. Para acompanhar a marca e a Mariana nas redes sociais, siga @inciclo e @marianabetioli.

Mariana segura um dos coletores menstruais vendidos pela Inciclo
Mariana segura um dos coletores menstruais vendidos pela Inciclo.

  1. Qual a missão e os valores da Inciclo e como você empodera as mulheres por meio do seu negócio?

É muito difícil falar da missão da empresa sem falar da minha própria. Como sou obtetriz, para mim, o grande propósito é promover saúde e educação para as mulheres. É assim que geramos empoderamento e contribuímos para o meio ambiente com produtos sustentáveis.

  1. Quais foram os desafios de empreender na pandemia? A empresa cresceu neste período?

Foi muito interessante esse movimento. Houve um receio, mas durou pouco. Logo depois, as vendas começaram a crescer e acredito muito que tenha sido porque a Inciclo nasceu e cresceu no digital. Desde 2010, temos nossas operações muito fortes no e-commerce. Com o conhecimento acumulado de tantos anos trabalhando e aprendendo com o mercado digital, pudemos aproveitar essa onda crescente das vendas online no Brasil e escalonar nosso negócio. Sempre trabalhamos no digital, sempre levamos informações por meio das redes sociais e acredito que estávamos preparadas para esta mudança.

  1. Como o PayPal apoiou o seu negócio?

O meio de pagamento deve ser algo que a gente nem se lembra que tem, porque isso significa que você está oferecendo um excelente serviço. Usamos o PayPal há bastante tempo e é muito bom poder seguir com as outras atividades da empresa sabendo que todas as transações estão sendo feitas com eficiência e segurança. Além disso, foi fundamental para o negócio poder oferecer flexibilidade de pagamento para as nossas clientes.

  1. Que aprendizados você pode compartilhar com aqueles que já empreenderam ou desejam empreender?

Estar preparado para a sorte. A gente precisa de resiliência e persistência. O cenário pode mudar para melhor ou para pior e, nas duas situações, precisamos estar preparados. Muitos empreendedores têm receio de não conseguir se sustentar, mas a outra questão também é importante: Será que eu estou preparado para um “boom” nas vendas, por exemplo? Foi o que aconteceu com a gente.

Vale dizer que, na jornada do empreendedorismo, aparecerão muitos obstáculos e vários desafios que fazem muitos desistirem. O segredo, no meu ponto de vista, é ajustar as expectativas de sucesso, porque o mais provável é que demore mesmo, e ter bem definido o seu propósito.

Saber aonde se quer chegar, e saber que não vai ser fácil, ajuda a se manter forte e resiliente quando os problemas aparecerem. É um caminho de muita aprendizagem. Quase todo empreendedor começa pequeno, e é por isso que temos de aprender sobre os vários aspectos do negócio, inclusive aqueles dos quais não gostamos e para os quais não temos muita habilidade.

Conheça, aqui, as soluções que o PayPal tem para o seu negócio e vamos crescer juntos!

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se