PayPal Sessions: do sonho à realidade, como a Sun Bali saiu do papel e se tornou uma marca de moda praia reconhecida
27 Dez 2021
Com vendas 100% online, a empresa já soma mais de 400 mil seguidores no Instagram e exporta peças para 26 países
Por PayPal Brasil

A história da Sun Bali se iniciou quando Marilza Ferreira da Cruz, mãe de três filhos, que trabalhava como funcionária doméstica, decidiu investir seu pequeno capital em uma máquina de costura e matéria-prima para confeccionar lingeries. A iniciativa não deu certo de primeira, mas ela não desanimou. Após ficar desempregada em 2014, resolveu dar uma segunda chance ao sonho de empreender e, seguindo conselhos da filha, começou a produzir trajes de banho.

A empresa apostou no e-commerce desde o início e vivenciou um verdadeiro “boom” após receber atenção nas redes sociais. Com sete anos de história, a marca comandada por mulheres demonstra a força e a determinação das empreendedoras brasileiras.

Nesta edição do PayPal Sessions, série de conversas com empresários e empresárias clientes da nossa plataforma, conectamos Haroldo Vieira, Head de Novos Negócios do PayPal Brasil, com Zen Alves, Gerente Comercial da Sun Bali, que contou um pouco sobre a trajetória da companhia.

Na conversa, Zen nos falou sobre como o empreendimento passou de uma pequena fábrica de lingerie para uma marca de biquínis reconhecida internacionalmente, as expectativas para o verão de 2022 e também como o comércio online foi o principal pilar para o crescimento da empresa. A Sun Bali conta com a plataforma de checkout transparente do PayPal, solução ideal para pequenos e médios negócios, pois oferece uma integração rápida e fácil, múltiplas formas de pagamento, incluindo cartão de débito, e um robusto sistema antifraude, baseado em mais de 23 anos de Inteligência Artificial e machine learning.

Abaixo, alguns trechos do bate-papo, que pode ser conferido na íntegra no vídeo acima. Para acompanhar a marca nas redes sociais, siga @biquinis_sunbali.

Conta pra gente um pouco sobre a missão da Sun Bali.

A Sun Bali é uma empresa 100% capixaba, do interior do Espírito Santo. O começo foi difícil: minha sogra montou um pequeno negócio, de lingeries, mas perdeu tudo quando uma pessoa comprou a produção inteira e não pagou. Ela trabalhava como empregada doméstica, juntou todo o dinheiro que tinha e resolveu tentar de novo. Só que, desta vez, comprou matéria-prima para fazer biquínis e moda praia. Então, em setembro de 2014, nasceu a Sun Bali. E, de lá para cá, a empresa prosperou: começamos com duas máquinas de costura e hoje temos uma empresa com 33 colaboradores, com mais de sete anos no mercado.  

Quais são as expectativas para o verão brasileiro de 2022 com a retomada gradativa da economia e pós-pandemia?

No começo da pandemia, ficamos preocupados com as vendas, prevendo que talvez a Sun Bali acabaria fechando as portas. Mas, surpreendentemente, praticamente dobramos nossa produção. Então, a empresa vem em ascensão, a cada ano cresce mais. Mesmo sendo pequena, temos um produto diferenciado no mercado e produzimos uma moda praia que é desejo da maioria das mulheres famosas, brasileiras e do exterior. Com as vendas para fora do País, no hemisfério norte, a gente conseguiu manter um equilíbrio durante o ano todo. Independentemente da pandemia, nossa marca cresceu.

Como é o trabalho da Sun Bali quando falamos em vendas internacionais?

Vimos que existia um desejo das pessoas ao redor do mundo em comprar biquínis brasileiros. Começamos exportando para Costa Rica e França. Desde então, houve muita demanda na Europa e nos Estados Unidos. Chegamos a exportar para lugares que nunca imaginamos, como Austrália, Nova Zelândia, Israel e Dubai. Agora contamos com vendas em 31 países de 5 continentes. 

No PayPal, os negócios internacionais são tratados com muita seriedade. Conta um pouco mais sobre como a nossa plataforma tem ajudado os negócios da Sun Bali.

Sem o PayPal, as vendas internacionais não teriam viabilidade. Primeiro, porque o PayPal está disponível em quase todos os lugares do mundo, o que nos dá segurança, porque ele é conhecido no mundo inteiro. Ter o gateway do PayPal no nosso site traz muita confiabilidade para os consumidores. Se uma pessoa está do outro lado do mundo e, ao fazer uma compra no nosso site, já é redirecionado para a plataforma do PayPal, ela sabe que é um site no qual pode confiar.

Que aprendizados você poderia sugerir para quem deseja empreender?

No começo, a gente fez bastante coisa errada. Então, eu recomendo, primeiro, pesquisar muito bem o mercado. E fazer algo que você gosta. Ignorar comentários negativos – de cada 100 pessoas que falam com você, duas vão te incentivar e as outras 98 vão te desmotivar. Você precisa saber que empreender no Brasil não é fácil. Ter bons fornecedores e perseverança também ajuda muito. Haverá momentos em que você vai querer desistir, mas, se persistir, na hora certa tudo acontecerá.

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se