Notícias anteriores do PayPal

A tecnologia pode me ajudar a ser mais produtivo?
Meu nome é Tomás Balmaceda, e há mais de dez anos escrevo sobre tecnologia, inovação e tendências em vários sites em meu país, Argentina. A partir de hoje, vou escrever aqui, no blog do PayPal Brasil, e adquirir essa responsabilidade me deixou muito feliz e entusiasmado.
 
Porém, iniciar um novo trabalho significa que tenho mais uma tarefa para cumprir, e esta deve ser acomodada em minha agenda. É possível que o mesmo aconteça a vocês: são convidados a novos projetos, que geram altas expectativas, mas devem encontrar tempo para realizá-los… Vocês não sentem que, cada vez mais, chegam boas ideias e que os dias deveriam começar a ter mais de 24 horas?
 
Diferentemente do mundo em que viveram nossos pais e avós, hoje muitos de nós enfrentamos o desafio de fazer múltiplas tarefas sem a obrigação de cumprir horários restritos de escritório ou sem contar com um espaço físico determinado para fazê-lo.
 
Por exemplo, escrevo estas linhas de um hotel localizado na na fronteira tripla entre Argentina, Brasil e Paraguai, devido a um encontro jornalístico. A vista do meu quarto é muito mais bonita do que a de qualquer escritório que já tenha visto, porém, a conexão da internet é ruim, a escrivaninha onde está meu computador não é confortável e em uma hora terei uma reunião com meus colegas.
 
Ser freelancer é uma realidade para muitos de nós, seja por opção ou por necessidade, e devemos utilizar todas as ferramentas ao nosso alcance para podermos ser mais eficientes e produtivos. Por isso, hoje gostaria de compartilhar a forma como faço para gerenciar o tempo no momento de trabalhar e alguns dos meus truques para não perder nenhum prazo.
 
Meu grande aliado é o calendário. Mantenho um em meu celular, sincronizado com meu e-mail, e faço consultas constantes nele: aprendi a não depender da minha memória para compromissos ou reuniões, tudo deve estar escrito ali. Desta forma, eliminei a pressão de me lembrar de algo ou a decepção que me causava quando esquecia de um encontro. Ao trabalhar de maneira independente, seu principal trunfo é sua responsabilidade, por isso é inaceitável faltar com o compromisso ou deixar de cumprir prazos prometidos.
 
Nesses anos, também descobri que o maior inimigo da minha produtividade são as notificações. Hoje, tudo compete pela minha atenção: meu telefone vibrava e tocava a cada novo e-mail ou nova postagem no Twitter, ou com as likes recebidos no Instagram. Por isso, quando trabalho sozinho, deixo ativadas somente as notificações de chamadas telefônicas e checo minha caixa de entrada a cada uma hora.
 
Minha procrastinação se origina na dispersão da atenção. Me vanglorio com o fato de ser bom em multitasking, porém, também tenho facilidade em deixar algo pela metade quando encontro algo que me atraia mais. Por isso, restrinjo meus horários de forma a focar em ler ou escrever, sem prestar atenção às notificações.
 
Uso a técnica Pomodoro: trabalhar intensamente e sem interrupções por 25 minutos e descansar 5, me auto recompensando com a leitura de tweets ou assistindo a um vídeo no YouTube, e a cada quatro blocos de 25 minutos, descanso 20. Muitos aplicativos podem ajudar com esta técnica, basta buscar o termo “Pomodoro”. Alguns aplicativos até bloqueiam a conexão WiFi de seu laptop até que o tempo estipulado passe. Considero isso um pouco extremo, mas sei que várias pessoas acham útil.
 
Finalmente, outro dos meus segredos para manter a produtividade é o método GTD, de David Allen. Se uma tarefa pode ser realizada em menos de dois minutos, realizo nesse momento, não deixo para mais adiante. Dessa forma, a quantidade de tarefas pendentes se torna perceptivelmente reduzida e, com isso, minha tensão e a pressão sobre mim diminuem.
 
Estas são algumas das ferramentas que utilizo para poder trabalhar de forma independente para vários clientes. Muitas delas aprendi com a leitura de blogs e livros, dessa maneira, anseio para que estes comentários possam ser úteis para você no momento de enfrentar suas tarefas.
 
 
 

Tomás Balmaceda, Jornalista & blogger

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se