Notícias anteriores do PayPal

Caso de Sucesso: Click Babá
Imagine que você quer ir ao cinema com seu companheiro e não consegue ninguém de confiança para deixar seus filhos. O que fazer? O casal Luciana Pereira e Taric Andrade viu nessa experiência pessoal uma oportunidade. Da ida frustrada para ver um filme, situação tão comum entre os pais, veio a ideia da Click Babá, um aplicativo que conecta famílias a babysitters profissionais. Lançado em 2016, o app tem, hoje, mais de 2 mil usuários e mais de 100 babysitters cadastradas em São Paulo e Grande São Paulo, mas já há planos de expandir o serviço para outras capitais. Quer saber mais sobre a história desse caso de sucesso e como ele funciona? Confira a entrevista que fizemos com Luciana Pereira, CEO da Click Babá:
 
 
Babás ≠ Babysitters
 
“Quando começamos a pesquisar o que tinha no mercado com relação a esse tipo de serviço, encontramos apenas babás e não babysitters. Ou seja, vimos muito aquela profissional que era empregada doméstica e foi “promovida” a babá ou meninas muito novas que buscavam essa carreira. Essas profissionais não eram ruins, mas não tinham o treinamento adequado para cuidar de crianças. Investimos muito na educação das nossas filhas - não apenas na escola, mas também em cultura, teatro e outras coisas -, então por que não trazer um pouco de cultura para dentro de casa nesse momento? Foi com esse questionamento em mente que começamos a desenhar o modelo de negócios voltado para professoras serem babysitters, porque a gente queria levar uma experiência pedagógica para dentro de casa. Ela vai brincar com as crianças? Claro! Mas com conteúdo, de maneira estruturada.”
 
 
Novo mercado
 
“Nós desenhamos esse modelo de negócios e testamos com amigos antes de desenvolver o aplicativo. Foi um trabalho super legal. Nesse período, nos deparamos com uma dificuldade em especial: “convencer” as professoras a atuarem como babysitters e mostrar a possibilidade de abertura de um novo mercado para elas, numa função que a maioria delas nunca tinha imaginado. A ideia é que a Click Babá seja uma renda extra para as professoras. Queremos que continuem em sala de aula, mas possam ter uma renda adicional.”
 
 
 
Muito além que babás
 
“Testamos o modelo e ficamos muito satisfeitos com os resultados e os comentários de quem usou o serviço. Então partimos para o desenvolvimento do aplicativo. Nossa desenvolvedora, que também é mãe, tem um filho com necessidades especiais e levantou outra questão: ela não contrataria uma professora, pois precisa de uma enfermeira para ajudá-la com o filho. A partir desse feedback, passamos a buscar também enfermeiras para nosso pool de profissionais. Hoje, na Click Babá temos professoras e enfermeiras que têm experiência com crianças e trabalham como babysitters.”
 
 
Seleção rigorosa
 
“Há um extenso processo de aprovação, seleção e treinamento. Checamos a vida das candidatas, fazemos entrevistas, verificamos as competências, fazemos uma série de testes e treinamentos. Eu desenhei e comando pessoalmente esse processo, com base na minha experiência como psicóloga e atuação de mais 20 anos no setor de RH. Para você ter uma ideia do rigor que temos, a taxa de aprovação das candidatas é de menos de 2%.”
 
 
Barreira cultural
 
“No início, tivemos que trabalhar uma questão cultural: é curioso que as pessoas sintam-se mais seguras contratando numa agência, por telefone, do que pelo aplicativo, um meio no qual você escolhe a babysitter, vê o perfil dela, lê a avaliação de outros pais... Com uma agência, geralmente você só vai conhecer a pessoa que enviaram e saber se gosta dela ou não quando ela chegar na sua casa! O que a gente faz é completamente diferente. Além dos nosso trabalho rigoroso de curadoria, o pai e mãe escolhem a profissional. Eles selecionam a que acharem melhor de acordo com o perfil e as avaliações que ela recebeu. Logo ao entrar no aplicativo, a pessoa consegue ver as cinco melhores babysitters mais próximas a ela geograficamente, além das avaliações e especialidades, como treinamento de primeiros socorros e experiências com deficientes físicos, por exemplo.”
 
 
O PayPal como parceiro do sucesso
 
“Se não fosse a relação que construímos com o PayPal, não chegaríamos onde estamos. Nosso contato iniciou ainda na fase de desenvolvimento do aplicativo. Pesquisamos vários meios de pagamento e começamos a conversar com o PayPal sobre como gostaríamos de funcionar. O PayPal foi o único no Brasil que se mostrou disposto a discutir algumas peculiaridades que tínhamos no nosso negócio e das quais não abríamos mão. Por exemplo: quando o usuário vai efetuar o pagamento do serviço prestado pela babysitter, o montante correspondente ao trabalho dela vai diretamente para a profissional, sem passar pela Click Babá. É uma forma de pagamento muito transparente: o pai sabe exatamente quanto ele está pagando para a babysitter e para o Click Babá. Na época, há quase dois anos, ninguém no mercado brasileiro tinha disposição ou conhecimento para fazer.”
 
 
“O PayPal topou o desafio e desenvolvemos juntos essa solução de pagamento em nosso aplicativo! A disposição do time do PayPal em realmente querer ajudar a gente e personalizar de acordo com nosso modelo de negócio foi super importante para a Click Babá.”
 
 
Os próximos passos
 
“Já estamos em processo de seleção de profissionais em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades nas quais pretendemos entrar até o final de 2017. Em médio prazo, a meta é atender todas as grandes capitais do Brasil e cidades com volume significativo, como Campinas, por exemplo. Além de trazer novos serviços voltados aos cuidados com as crianças.”
 

Eduardo Burckhardt, Editor Blog PayPal BR & Latam

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se