Quando o jovem Marty McFly e o doutor Emmet Brown desembarcam do Delorean se assombram com as tecnologias que encontram num longinquo 2015. Crianças brincam com skates que flutuam, pessoas pagam contas sem usar dinheiro ou cartão e enormes TVs exibem vários programas ao mesmo tempo. Na década de 80, quando De Volta Para o Futuro foi lançado, muitas dessas novidades pareciam, mesmo, apenas obra de ficção. Mas, hoje, no exato dia que McFly daria o cinematográfico salto de 30 anos rumo ao futuro, algumas dessas tecnologias estão presentes em nossas vidas:
MEIOS DE PAGAMENTO
Em uma cena do filme, Biff, o arqui-inimigo de McFly, paga o táxi sem usar dinheiro ou cartão. O que era apenas uma criação dos roteiristas já é realidade para os usuários do PayPal. Com o app instalado no smartphone, é possível não apenas
pagar a corrida ao taxista, como quitar a conta em restaurantes e lojas, pagar estacionamento em shoppings e, em poucos cliques, fazer compras em diversos estabelecimentos. E tem mais! Biff usa apenas a impressão digital para pagar o táxi. Algo impossível mesmo atualmente? Não. Com o Touch ID do PayPal milhões de usuários do sistema iOs têm acesso a uma tecnologia semelhante.
CINE 3D
Monstros que saltam da tela, como retratou o filme, não apenas viraram realidade como a tecnologia do cinema foi além. Há salas 4D e IMAX que agregam outros elementos, como vento, temperatura, trepidações e até cheiros.
TABLETS
Em uma cena, um membro da sociedade de preservação de Hill Valley pede que McFly doe dinheiro para salvar o Relógio da Torre utilizando um aparelho similar a um tablet. Atualmente, o uso dessa tecnologia já está bem difundido e é possível, inclusive, fazer doações de maneira muito semelhante com o sistema One Touch™ do PayPal, que facilita o processo de pagamentos online.
ÓCULOS INTELIGENTES
No 2015 sonhado pelos roteiristas, todos usavam óculos com diversas funções, incluindo atender a chamadas telefônicas e assistir a programas de TV. Ok, essa tecnologia ainda não é assim tão difundida atualmente, mas existem aparelhos que realizam funções semelhantes.
GAMES SEM CONTROLE
É verdade que os joysticks ainda dominam no mundo dos games, mas já existem modelos nos quais é possível jogar apenas com os movimentos do corpo, tal como Marty McFly viu em sua viagem ao futuro.
COMANDOS DE VOZ
A tecnologia prevista em De Volta para o Futuro já faz parte do dia a dia de milhões de pessoas que têm instalados em seus tablets, computadores e smartphones os controles por voz. Dá até para interagir com as máquinas – e receber respostas bem-humoradas – e usá-las como verdadeiras assistentes pessoais que, além de entender o que você diz, compreendem o contexto das frases.
VIDEOCONFERÊNCIAS
Conversar “cara a cara” com uma pessoa que está em qualquer lugar do planeta não é mais ficção. Pelo computador, tablet, celular e até pela TV é possível bater um papo com a família ou fazer uma reunião de trabalho – só se espera que não seja seu chefe anunciando a demissão, como acontece com o Marty McFly do futuro no filme.
TELAS PLANAS
Uau! Foi o que pensamos ao ver uma televisão fina e gigante na parede da sala dos McFlys. Hoje, elas estão em quase todas as casas, com funções semelhantes às retratadas no filme, como o sistema de multiprogramação, que permite assistir a vários canais simultaneamente.
SKATE VOADOR
O mais icônico item do filme é usado pelo protagonista em uma cena antológica. Parecia algo impossível de virar realidade, mas, esse ano, a empresa automotiva Lexus divulgou um vídeo de um skate que levita a centímetros do chão. Ele utiliza a mesma tecnologia empregada nos trens de alta velocidade japoneses. Ainda não é nada perto das manobras que McFly fazia, mas já dá uma ponta de esperança ao fãs. Quando estará disponível para todos? Quem sabe uma sequência de De Volta para o Futuro nos dará essa resposta!
Fotos: Universal Pictures / Divulgação / Reprodução / ThinkStock