Notícias anteriores do PayPal

E-commerce na prática: como iniciar um negócio online
Ser dono do próprio negócio é o desejo de muitos brasileiros, seja por falta de oportunidade no mercado de trabalho, pela flexibilidade no horário ou ainda pela possibilidade de um melhor rendimento financeiro. O ambiente digital costuma ser a porta de entrada para muitos que desejam empreender, mas criar um e-commerce na prática requer planejamento. Então, vamos começar contextualizando o mercado de atuação.
 
O potencial empreendedor do brasileiro
 
Você sabia que o Brasil é o segundo país da América Latina com maior aceitação para o empreendedorismo? Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, 75% da população brasileira vê o ato de empreender com bons olhos. Vale dizer que segundo a pesquisa, publicada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 42,9% dos brasileiros empreendem por necessidade, mas o desejo de empreender começa cedo. É o que mostra uma reportagem do jornal O Globo, publicada em abril deste ano, avaliando o empreendedorismo entre os jovens. Há dez anos o percentual de jovens - entre 18 e 24 anos - que empreendia era 10,6%, em 2015 (último dado disponível) esse índice subiu para 20,8%.
 
O perfil do e-commerce no Brasil
 
Uma boa dica para quem quer usar o potencial da internet para empreender é conferir a pesquisa encomendada pelo PayPal sobre o "Perfil do E-commerce Brasileiro". Você poderá ter vários insights ao saber como funciona o e-commerce na prática. O comércio eletrônico está em crescimento, entre 2015 e 2016 foi registrada uma evolução de 21,52% em número de lojas virtuais. O estudo apresenta vários insigths que podem ajudar quem está começando neste segmento.
 
O cenário é promissor e tirar uma ideia do papel não é uma tarefa tão simples, mas existem soluções e parceiros que podem tornar este processo mais fácil. O primeiro passo é entender como funciona um e-commerce na prática. Você vai precisar de um canal de divulgação dos produtos, um meio de pagamento, produtos em estoque e muito jogo de cintura para gerenciar tudo isso.
 
Mas, não basta só saber como funciona um e-commerce na prática, é indispensável manter o foco nos hábitos do consumidor digital. A pesquisa Conversion do Consumidor Digital, publicada recentemente, afirma que 35% dos consumidores digitais é da classe C, 54% do público têm ensino superior e 28% fazem em média mais de uma compra na internet por mês.
 
5 dicas para promover o seu e-commerce na prática
 
Confira a seguir algumas dicas da head da área de Pequenas e Médias Empresas e de Organizações Não Governamentais do PayPal Brasil, Gabriela Szprinc, de como vender online.
 
1. Busque ajuda especializada
 
A administração de qualquer negócio requer planejamento. Por isso é muito importante buscar ajuda especializada, como do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de orientações sobre como funciona o e-commerce na prática você pode validar suas estratégias de atuação no seu segmento de mercado, formação de preço, gestão financeira e outras indicações para a gestão de uma loja virtual.
 
2. Venda como pessoa física
 
Para lançar um e-commerce na prática não é necessário ter um CNPJ, pois é possível vender como pessoa física. Os melhores meios de pagamento permitem vender usando o CPF e emitem recibo de venda, com isso você recolhe os impostos e cumpre a legislação fiscal. Portanto, se você não tem tanta segurança na sua ideia de negócio, pode começar assim, vendendo como pessoa física.
 
3. Não é obrigatório ter um site
 
Um dos grandes dilemas de quem vender pela internet é se vale mesmo a pena investir em um site. Mas, não é isso que vai impedir você de lançar sua loja virtual. Com um bom meio de pagamento online é possível vender por e-mail ou pelas redes sociais e receber pagamentos com cartão de crédito, de forma fácil e segura.
 
4. Divulgue o seu negócio
 
Para o seu negócio crescer e se fortalecer é importante divulgá-lo. O boca a boca é super importante, mas é limitado. Então, invista também em marketing para tornar a sua empresa mais conhecida e aumentar as vendas. Escolher uma boa ferramenta de pagamento também é um meio de fortalecer o seu negócio, pois você terá a oportunidade de usar elementos, como botões e banners, de uma empresa já estabelecida e reconhecida pelo mercado.
 
5. Descubra novos mercados
 
Mesmo que esteja só começando, você não precisa ficar limitado a só um mercado. Vender para o exterior pode ser uma alternativa para aumentar o faturamento da sua loja virtual. É importante estudar o perfil dos consumidores que deseja alcançar e escolher um meio de pagamento que seja aceito em diversos mercados. Veja quais são os principais desafios de atravessar fronteiras
 

Blog PayPal Brasil 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se