Notícias anteriores do PayPal

Índice Geral do E-Commerce teve variação negativa em janeiro
O final da temporada de vendas online no final do ano – quando Black Friday e Natal impulsionaram o setor com a abertura de novas lojas e grandes quantidade de transações – determinou uma variação negativa no Índice Geral do E-Commerce Brasileiro (IGEB) de fevereiro, que está em 791,25 pontos, 154,51 a menos do que os registrados em janeiro.
 
Vale lembrar que o índice de janeiro registra resultados colhidos em dezembro, ápice das movimentações do varejo online e, da mesma forma, o índice de fevereiro diz respeito aos dados colhidos em janeiro, época de férias escolares. Dos quatro pilares que o compõem, três registraram recuo: tamanho, segurança e conveniência.
 
O IGEB é uma iniciativa conjunta do PayPal Brasil e da BigData Corp. para resumir, de forma simples e objetiva, a trajetória do comércio eletrônico no País, em uma escala de zero a mil pontos. Confira, a seguir, as novidades relativas aos pilares que o compõem.
 
Descobertas:
  • A maior queda de pontos do Índice Geral do E-Commerce Brasileiro deu-se no pilar Tamanho, que recebeu, em fevereiro, 572 pontos, versus o escore máximo de 1.000 pontos, registrados em janeiro (relativos aos resultados de dezembro). A forte queda na pontuação de um mês para o outro reflete o término do aquecimento típico do final do ano, quando ocorre o pico das atividades de e-commerce. Os resultados de fevereiro, relativos a janeiro, no entanto, registram claramente que o e-commerce como um todo perdeu, em parte, sua importância relativa alcançada durante a temporada de festas natalinas, voltando a patamares normais.
 
  • O ritmo de crescimento mensal de lojas de e-commerce, no mês, foi de 11,13%, versus a taxa de 0,69% para a abertura de empresas no País no mesmo período. No mês de janeiro a BigData Corp. identificou 923 mil lojas online, contra cerca de 2,5 milhões de lojas tradicionais.
 
  • O pilar de Conveniência (763 pontos) indicou queda em relação ao resultado anterior, de 1.000 pontos. Observamos uma redução nas alternativas e facilidades para os clientes. O número de sites responsivos, prontos para serem acessados de qualquer tipo de dispositivo, caiu de 90% para 81,30%; o número médio de meios de pagamento disponibilizados nos sites caiu de 3,6 para 2,43; e menos de 1% dos sites conta com acessibilidade plena para deficientes. Novamente, essas quedas foram mais acentuadas pelo aparecimento de um volume grande de novas lojas, nem todas preocupadas em manter um padrão elevado de atendimento.
 
  • Em Segurança, a pontuação de 830 está aquém do desejável, ainda que tenha indicado um aumento em relação ao índice do mês passado, de 783,03. O resultado reflete a presença de certificado SSL em apenas 83,25% dos sites de comércio eletrônico. Esse número, que já foi superior a 90% no ano passado, está mais baixo devido à abertura de novas lojas nos últimos meses que não adotaram o certificado e em função do  vencimento de certificados antigos, sem a devida renovação.
 
 
Citações
  • “O que vemos é que o e-commerce mantém-se crescendo a um ritmo forte, mas a qualidade do crescimento deixa a desejar. Muitas lojas online foram abertas ao final do ano e em janeiro; no entanto, uma parte expressiva abriu mão dos mecanismos de conveniência e de segurança, talvez em troca de maior velocidade para entrar no mercado” Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.
 
  • “Dando seguimento à nossa política de sempre levar informação de qualidade ao mercado e à mídia, esta segunda edição do Índice Geral do E-commerce Brasileiro demonstra como as sazonalidades do comércio nacional podem ser sentidas também em sua versão online. Os quatro pilares que o compõem sofreram alterações expressivas, que afetam igualmente o comércio offline” Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil
 
Metodologia
O Índice Geral do E-Commerce Brasileiro usa o processo de captura de dados da internet da BigData Corp., o qual prevê o processamento de mais de 10 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais 21 milhões de sites brasileiros, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links. Um detalhamento maior de suas premissas pode ser acessado neste link.
 
 
 

Blog PayPal 

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se