Notícias anteriores do PayPal

O valor dos eventos para a formação profissional
Que existem diversos eventos das mais diversas áreas profissionais - como conferências, congressos, seminários e workshops - você já sabe, mas já parou pra pensar na real vantagem de se participar de um deles? Já se perguntou se o tempo e, principalmente, o custo investidos valem a pena?
 
Tendo participado de uma série de eventos, meu objetivo aqui é justamente esse: enumerar as principais vantagens que tais eventos podem te proporcionar e te ajudar a entender como eles podem impactar o seu crescimento profissional. Importante entender que, dependendo do estágio em que você se encontra na sua carreira, eventos podem te impactar de diferentes formas.
 
Uma das coisas mais legais para quem está começando, por exemplo, é a possibilidade de iniciar um bom networking. Fale com as pessoas, pergunte, demonstre interesse. Alguma delas pode acabar te recrutando para uma vaga ou mesmo ser de grande ajuda profissional em algum momento. Então aproveite e faça muitos contatos!
 
E, sim, é bem provável que você se sinta perdido em algum momento, mas isto é normal, você está apenas começando. Até as pessoas mais experientes se sentem um pouco perdidas em eventos muito grandes ou técnicos demais. O importante não é sair do evento dominando 100% dos assuntos abordados, isso é quase impossível. O que vale é ter a consciência de que tal assunto existe e de que ele pode ser útil pra você em algum momento. 
 
E lembra daqueles contatos que você fez? Eles podem te ajudar com o tal assunto mais tarde. Então, eu insisto, pegue o contato das pessoas que conhecer: troque cartões, e-mails, telefones, o que for mais adequado para ambos.
 
Outra coisa bem legal é que alguns eventos possuem programas direcionados aos estudantes como, por exemplo, o Students@SC, da Supercomputing Conference. Esse tipo de evento, além de oferecer conteúdos específicos dentro da conferência, muitas vezes custeia boa parte dos gastos que você teria com deslocamento, estadia e alimentação. Uma ajuda e tanto, né?
 
Agora, se você já está no mercado de trabalho, além de tais eventos te manterem antenado quanto as novidades, eles são um ótimo lugar para promover o seu produto, já que reúnem um grande público da sua área e, portanto, potenciais consumidores do seu produto. Para facilitar esse processo, muitos eventos reservam uma área de exibições, onde empresas podem expor e explicar seus produtos para potenciais clientes, reunindo em um mesmo lugar quem tem o problema e quem tem a solução.
 
Além de promover o seu produto, esses eventos também são ótimas oportunidades para encontrar parceiros ou mesmo para somar forças e tentar resolver aquele problema com o qual você e sua equipe estão quebrando cabeça há meses. Eu mesma já presenciei sessões em alguns eventos se transformarem em  verdadeiros brainstorms, onde platéia e palestrantes se envolvem em grandes discussões em um esforço coletivo para resolver algum problema comum.
 
Dependendo do evento, você ainda pode ter a oportunidade de bater um papo com os próprios criadores daquela solução ou tecnologia que você usa no seu dia a dia. Quem melhor do que eles para tirar as suas dúvidas? Já deu pra perceber que esses eventos vão te ajudar muito profissionalmente, né?
Outro aspecto bem legal é a “social”. Esses eventos são oportunidades únicas para se integrar à comunidade da sua área. Ali você vai encontrar pessoas que entendem toda a loucura da sua profissão. Essas pessoas acabam se tornando grandes amigos e, no final, você vai querer ir aos eventos só para encontrá-los de novo - o que é altamente recomendável!
 
O crème de la crème fica por conta das festas e brindes! Se tudo der errado você ainda vai ter a chance de participar de festas de arromba (quanto maior o evento maior a festa) e se engajar da maior caça aos brindes da história - reserve um espaço na sua bagagem para eles!
 
Ficou animado? Então procure o próximo evento da sua área, porque essa é uma experiência que vale muito a pena!
 
 
 

Daniele Peçanha , Desenvolvedora BigData Corp.

Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se