Últimas notícias

Inclusão financeira para gerar resiliência às mudanças climáticas

Para marcar o início da Climate Week NYC 2021, que vai de 20 a 26 de setembro, gostaria de compartilhar os avanços da nossa jornada rumo à justiça climática, que tem o intuito de minimizar os impactos das mudanças climáticas em grupos sociais mais vulneráveis. Em meu último post, em abril, detalhei o que o PayPal está fazendo para mitigar seu próprio impacto sobre o meio ambiente e anunciei os planos de zerar nossas emissões de carbono até 2040.

Desde então, temos observado muitas conexões entre finanças digitais e resiliência climática, para identificar soluções que possam construir uma economia global ecológica e mais inclusiva, particularmente para as pessoas vulneráveis. Agora, estou muito entusiasmado com as oportunidades que temos pela frente para colaborar, aprender e inovar.

PayPal is investing in reforestation projects in Mexico
Crédito da imagem: AMBIO

Milhões de pessoas enfrentam graves consequências decorrentes das mudanças climáticas e estão correndo o risco de perder sua renda, casa e entrar nas estatísticas da pobreza extrema. Pessoas e comunidades economicamente vulneráveis muitas vezes contam com poucos recursos para responder às dificuldades geradas pelas mudanças climáticas. Devemos tratar essa crise não apenas como uma questão ambiental, mas, principalmente, como uma questão social de suma importância.

Em todo o planeta, as pessoas que vivem no limite da pobreza precisam de oportunidades para conseguir renda na nova economia verde globalizada; precisam ter acesso a produtos e serviços com baixa pegada de carbono, como energia renovável e transporte com zero emissões; e ter redes de segurança social, para proteger suas vidas e subsistência frente a desastres climáticos.

O PayPal, em nível global, está tomando medidas baseadas em evidências científicas para mitigar os impactos climáticos e possibilitar o surgimento de soluções inclusivas de adaptação e resiliência – alinhadas com a Race to Resilience, das Nações Unidas. A seguir, apresento a vocês as nossas principais iniciativas:

Investimento em soluções de inclusão financeira digital em prol da resiliência climática

No mês passado, formalizamos nosso apoio ao Catalyst Fund, um acelerador global de tecnologias inclusivas gerenciado pela BFA Global, que apoia empresas na construção de soluções para indivíduos e comunidades carentes. O PayPal apoia o programa com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o papel que as finanças digitais podem desempenhar na resiliência climática. Com a presença do PayPal, e de patrocinadores como o Escritório de Desenvolvimento e Commonwealth do Reino Unido e o JPMorgan Chase & Co., o fundo capacitará empresas promissoras a construir e fornecer produtos e serviços de finanças digitais, que possam melhorar a resiliência climática de populações vulneráveis.

Um dos últimos projetos apoiados pelo Catalyst Fund foi o Crop2Cash, startup baseada na Nigéria que oferece opções de financiamento para pequenos agricultores e fornece soluções financeiras digitais ao longo da cadeia de valor da agricultura, aumentando a eficiência do plantio e a produtividade.

Apoio a projetos de impacto climático inclusivos

PayPal’s investment in HELPS will support clean cooking projects for families in Guatemala
Crédito da imagem: HELPS

Adicionalmente, temos apoiado projetos de impacto climático que proporcionam saúde financeira e melhorias sociais em comunidades carentes. Após nossa aquisição de créditos de carbono em 2020, este ano trabalhamos com um grupo diversificado de organizações para identificar projetos que resultem em créditos de carbono lastreáveis e no avanço das Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Tenho o prazer de compartilhar que estamos comprando créditos de carbono de cinco projetos inovadores que ajudam as comunidades na linha de frente das mudanças climáticas a construir uma maior resiliência e adaptação ao clima. Um desses projetos é com a HELPS International. Muitas partes do mundo continuam a usar lareiras e fogões ineficientes para cozinhar. Isso é responsável por quase quatro milhões de mortes por ano devido à fumaça e contribui com aproximadamente 2% das emissões de carbono do mundo, afetando, de forma desigual, mulheres e crianças que passam mais tempo cozinhando e juntando combustível.1 Com a renda advinda de nossa compra de crédito de carbono, a HELPS construirá fogões com baixo consumo de combustível para famílias na Guatemala, ao mesmo tempo em que apoiará o empoderamento econômico local para as mulheres. 

Outros projetos dos quais estamos comprando créditos de carbono incluem: 

Impact Carbon
Crédito da Imagem: Impact Carbon

A saúde financeira e a inclusão financeira digital são essenciais para permitir que pessoas, organizações e comunidades vulneráveis às mudanças climáticas possam construir resiliência e apoiar-se mutuamente. Em breve, espero ter mais notícias para compartilhar sobre esses esforços e iniciativas tão importantes.

Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se