Blog

Conheça a rede bilateral do PayPal, que reúne consumidores e empresas 

Diretora sênior de estratégia corporativa do PayPal, Annie Freyman, conta sobre como a empresa trabalha para facilitar as operações de pagamentos

O PayPal foi criado a partir da visão de um mundo online em que os consumidores pudessem usar pagamentos digitais com segurança e facilidade para comprar o que precisam e desejam. Nos últimos 24 anos, nossa rede bilateral cresceu significativamente, conectando perfeitamente compradores e varejistas em todo o mundo. 

A plataforma PayPal agora conecta empresas, que nos procuram para ajudá-las a navegar na economia digital, com compradores, indivíduos que valorizam cada vez mais a facilidade e segurança da nossa carteira digital. 

Annie Freyman, diretora sênior de estratégia corporativa do PayPal, explica mais sobre a amplitude e os benefícios de nossa rede bilateral e como trabalhamos continuamente para torná-la segura, flexível e simples de usar. 

O que queremos dizer quando falamos de uma “rede bilateral” ou “two-sided network”? Quais benefícios ela proporciona? 

Annie: Quando falamos sobre a rede bilateral, tudo o que estamos dizendo é que o PayPal tem como clientes consumidores e empresas. Esse é um aspecto único para o PayPal, porque a maioria das empresas está focada em um ou em outro, e conseguimos ver os dois lados desse relacionamento. 

Se você criar uma conta no PayPal como comprador, estará se juntando a milhões de consumidores que também têm uma conta e estará acessando uma rede de mais de 35 milhões de comerciantes ao redor do mundo. Essas empresas fazem parte de uma comunidade a qual você confia e reconhece. 

Somos capazes de conectar os pontos entre o que os consumidores desejam e o que as empresas ou vendedores desejam. Todo mundo ganha quando há mais conexões nessa comunidade. 

Como os dois lados interagem entre si? 

Annie: Se você pensar em pontos de interação entre consumidores e empresas, compradores e vendedores, há muitos deles ao longo da jornada de compra. 

Digamos que estou colocando papel de parede em um quarto de bebê. Vou buscar um monte de empresas diferentes, que tenham papel de parede com estampa de nuvem, comparando preços. Quando decido o que vou comprar, é aí que o PayPal intervém e ajuda a facilitar a transação. 

Agora, e se o papel de parede que for entregue não tiver a mesma cor azul da tela do meu computador? Eu quero devolvê-lo. Essa é uma interação totalmente nova do consumidor com a empresa e que o PayPal pode ajudar por meio do Programa de Proteção ao Comprador*. O PayPal pode fazer parte dessas interações, ajudando ambos os lados da rede de comércio.  

Como a rede bilateral do PayPal mantém os clientes mais seguros? 

Annie: Quando uma transação acontece, as empresas precisam receber dados sobre quem está pagando e o método de pagamento. Mas você, como comprador, não precisa compartilhar essas informações financeiras com todos. O PayPal desempenha o papel de proteger esses detalhes financeiros – através do PayPal, as informações são criptografadas e as empresas recebem um token. 

É um pouco como qualquer brincadeira de “telefone sem fio”. Quanto mais pessoas tiverem suas informações, maior será o risco delas vazarem para algum lugar que você não quer. Assim, o PayPal ajuda a evitar esse risco para os clientes, não compartilhando informações financeiras completas enquanto concretizamos a venda para o comerciante. 

Existem organizações de fraude muito sofisticadas hoje em dia. Digamos que uma empresa seja invadida e todas as informações armazenadas sobre seus diferentes clientes sejam violadas. Os compradores que usaram o PayPal nesse comerciante podem estar mais protegidos, porque suas informações financeiras completas não foram totalmente transferidas para o comerciante. 

Como a rede e a plataforma do PayPal evoluíram à medida que o comportamento e as expectativas do consumidor mudaram ao longo dos anos, especialmente com o aumento das compras online desde 2020? 

Annie: Estamos sempre evoluindo para atender às demandas ou para tentar elevar o nível de serviço. Aqui estão algumas maneiras pelas quais evoluímos: 

• Escolha e Flexibilidade: a escolha está nas mãos do comprador para pagar como quiser, mas também há flexibilidade para mudar a qualquer momento, com a diversidade de opções a serem usadas na carteira digital do PayPal. 

• Velocidade: equilibramos essa escolha com velocidade, que é outra grande expectativa dos compradores. Queremos que o pagamento seja imperceptível. Há apenas atrito na experiência onde o cliente quer – digamos, para revisar as contas antes de pagar. 

*Sujeito ao cumprimento dos requisitos do Programa de Proteção ao Comprador. Saiba mais: https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/paypal-buyer-protection 

Artigos Relacionados

Contact Us - Filler feature box for Ad content
Media Resources - Filler feature box for Ad content
Mantenha-se atualizado.

Inscreva-se para receber as últimas notícias no seu e-mail.

Inscreva-se